Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

"Doutoras do Riso" transformam ambiente de UTI no Hospital da Asa Sul


Valentina e Fronha  na UTI do HRAS.                                 Foto: José Maciel
Junte brincadeiras, risos e muita alegria. Sentimento inesperado para uma Unidade de Terapia Intensiva. O resultado dessa mistura é visto em rostinhos contentes, no olhar de esperança e no encanto de quem proporciona felicidade. Isso é o que garante a “doutora” Fronha e sua “assistente” Valentina, brincando de médicas. As atrizes Antônia Vilarinho e Natasha Padilha, intérpretes desses personagens, não são médicas, mas especializadas naquilo que confiam ser um remédio diferente: o riso.

Elas não usam máscaras, nem anestesias, muito menos bisturis. “Somos formadas em besteirologia”, repete a “doutora” Fronha para cada funcionário da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Regional da Asa Sul, o HRAS.  Quando elas chegam, toda a ala infantil do hospital se transforma. Pais que acompanham os filhos chamam Fronha e Valentina para verem seus filhos


Com nariz de palhaço, sapatos gigantes, tinta no rosto, jaleco e principalmente diversão, Fronha e Valentina entram em cada quarto da unidade infantil do hospital. São aproximadamente cinco alas e nem sempre dá para atender á todas. “Na próxima visita, a gente começa por onde não passamos”, conta Fronha. As médicas da alegria não atrapalham nenhum tratamento. Quando alguma criança está com algum médico, elas imediatamente procuram outro quarto e depois, retornam.

Cantarolando, Fronha e Valentina saem do quarto e brincam com funcionários e pacientes, colocam apelidos e se “apaixonam” por quem está à frente. Encontram-se com “Dilma”, uma servidora do hospital que, segundo elas, é semelhante à presidente. Fazem serenata em um quarto, reunião de família no outro, pedem pizza na recepção. Sem olhar o relógio por mais de três horas, as atrizes sentem a hora de dar tchau. Fronha e Valentina, a dupla dinâmica segundo alguns funcionários, com sentimento de dever cumprido deixam a última ala do HRAS.

Fronha e Valentina fazem parte da ONG Cara de Anjo. Uma instituição que surgiu em abril de 2010 com a ajuda da advogada dos Doutores da Alegria( Instituição voltada para apoio à recuperação de crianças. No momento, eles buscam pessoas, empresas ou quem mais puder para ajudar.