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Rotina atribulada diminui demonstrações de afeto, diz psicóloga

Por Laísa Vinhas e Larissa Rehem

A psicóloga infantil Ângela Lins considera que não se pode afirmar que as crianças que ficam por período extenso na escola correm o risco de ter problemas no desempenho escolar e psicológicos. "Porém há grandes chances que isso aconteça".
De acordo com a especialista, as crianças podem se privar de ter um contato mais próximo e afetivo com os pais. "Se entendemos que é imprescindível para a saúde mental e emocional da criança ter segurança e certeza do amor dos pais, essas crianças muito ‘ocupadas’ têm ainda menos tempo para sentir essa afetividade”.

Ela descreve o típico comportamento das crianças que possuem uma rotina cheia de ocupações, como ansiedade, agitação, alteração do sono e do humor.

Pais colocam filhos no período integral para mantê-los ocupados
A advogada Vânia Wanderley é favorável à ideia de escola em período integral se houver uma boa estrutura para receber os alunos. Mas o resultado no desempenho da filha, Júlia, não foi como o esperado. As notas começaram a cair.
“Acho que o que fez a nota da Júlia cair foi a falta do meu acompanhamento. A criança sente falta da ajuda e atenção dos pais, assim como da disciplina que recebe em casa. Percebi que minha filha as vezes se sentia um pouco abandonada”, explica Vânia Wanderley.