Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Alunos do ensino médio disputam maratona de conhecimentos com atividades práticas

Por Rodolfo Rodrigues (texto) e Eduardo Aiache (fotos)
Estudantes de jornalismo

A Semana das Engenharias, evento organizado pelo curso de Engenharia de Computação do UniCEUB, encerrou-se na sexta, dia 11, com uma maratona de conhecimentos. Alunos de instituições de ensino médio, monitorados por estudantes do Centro Universitário de Brasília, assistiram a uma pré-aula e depois realizaram provas teóricas e práticas, quando puderam desenvolver os experimentos. O acontecimento foi realizado por meio de diversas etapas, que levaram quase seis horas de duração.

Seis duplas participaram da maratona, cada uma de uma escola de ensino médio do Distrito Federal. No decorrer do dia, as equipes desempenharam tarefas com foco em assuntos correlacionados engenharia. “Os alunos executaram experimentos modelados a exemplo do que fazemos no curso. Eles tiveram acesso ao ambiente e a informações que farão com que se identifiquem com determinado curso na área de engenharia”, disse o professor de Engenharia Civil e de Computação. João Marcos Souza Costa, responsável pela maratona. O coordenador do curso, professor Abiezer Fernandes, destacou a integração com as escolas e o entusiasmo dos estudantes com o evento.
       
Premiação

A dupla vitoriosa foi a formada pelos estudantes Gustavo Canedo Gusmão, 17 anos, e Daniele Firme Miranda, 16 anos, ambos do colégio Leonardo da Vinci. “Tivemos que estudar bastante, pois toda a maratona foi dada com conteúdo universitário, mas todos os monitores nos auxiliaram bem”, afirmou Daniele. “Os estudos ajudaram, mas se não houver dedicação, não faz muita diferença. Foi uma excelente oportunidade de aprender e colocar conhecimentos em prática”, acrescentou Gustavo.
As três melhores duplas foram premiadas com medalhas e os campeões receberam um Netbook cada.

Colocação

1º) Gustavo Canedo Gusmão e Daniele Firme Miranda - estudantes do colégio Leonardo da Vinci, de Taguatinga ,


2º) Ana Luiza Feitosa e Rodolfo Prado Torres - estudantes do colégio Mackenzie.


3º) Thiago Pfeifer Menck e Alexandre Augusto de Sá dos santos - estudantes do colégio Pódion.


- Colégios participantes: Colégio Sol; Colégio Militar de Brasília; Pódion; Sigma; Mackenzie; Leonardo da Vinci. Todos os participantes receberam um certificado de participação.