Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Das 265 escolas integrais no DF, não existe "ensino modelo", afirma coordenadora

Por Laísa Vinhas e Larissa Rehem
Os dados da Secretaria da Educação mostram que, no Distrito Federal, existem 265 escolas públicas de período integral, mas segundo a coordenadora da Escola Classe 18 de Taguatinga, Olair Camargo, no DF, não existe nenhuma escola que forneça um tipo de serviçomodelo. “É o modelo do ensino integral que se adequa ao espaço que a escolatem”, afirma.
Os alunos da Escola Classe 18 possuem carência de espaço. Todos que participam do período integral ficam na mesma sala, independente da idade e da série, e fazem as mesmas atividades, como aulas de informática, acompanhamento no dever de casa, oficinas e atividades lúdicas. Os alunos que desejam praticar esportes no horário integral devem pagar uma taxa de R$ 30,00 para custear o deslocamento porque como a escola não tem espaço, as crianças são encaminhadas para o SESI.
A coordenadora diz que a falha na estrutura dificulta o trabalho, mas mesmo assim o período integral tem seu lado favorável. “Nosso foco principal é tirar a criança da vulnerabilidade. De quebra ainda trabalhamos com elas a socialização, a inclusão social e ainteração”, explica Olair.
Mais três escolas particulares deperíodo integral foram visitadas, mas a situação é bem diferente da descrita acima. Há salas para todas as turmas, depois do almoço tem o horário de descanso, que varia de trinta minutos à uma hora, horário do banho, um tempo reservado para o dever de casa e reforço escolar e depois os alunos são direcionados para outras atividades. Como aulas de língua estrangeira, artes, informática, participação em atividades culturais, sociais e modalidades esportivas.