Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estudantes reclamam de infraestrutura escolar


Amarelinhas apagadas, calçadas externas não concluídas e uma grama escorregadia que cerca a caixa d’água atormentam os sonhos dos alunos da Escola Classe 36. A escola não possui biblioteca. “A professora passa as leituras para casa e junto às perguntas para responder”, conta  Marcos Vinicius*.


Na Escola Classe 36, o mato tomou a calçada que seria para as criaças e pedestres transitarem.       Foto: José Maciel/Esquina


Marcos Vinicius, 9, mora em Ceilândia, estuda na Escola Classe 36 e cursa o 4º ano, antiga 3ª série. O menino contou o que vê de segunda a sexta-feira no colégio em que estuda. A rotina de Marcos começa às 7h30 da manhã e vai até 12h30, com pausa de 50 minutos para o recreio e o lanche. Na sala de aula, o nosso personagem divide espaço com mais 34 crianças.

Na aula de recreação duas turmas dividem espaço reservado à essas atividades. Segundo Marcos, o número de alunos dobra e a supervisão é de duas professoras.  “A gente só joga futebol e pode ficar correndo também”, diz o menino. A diversão das crianças, ainda segundo Marcos, é prejudicada pela falta do parquinho. “Tiraram todos os brinquedos e no lugar plantaram uma árvore. E ela já está toda podre por baixo e velha”, relata Luiz com um olhar bem triste. Para a alegria dele ser completa, o colégio 36 deveria ganhar outro parquinho, assegura Marcos.
Próximo dali, no condomínio Sol Nascente, um grupo de alunos reclama de uma obra na Escola Classe 66. “Aqui não tem esgoto e estão construindo uma fossa do lado da quadra. Não podemos nem jogar bola mais” disseram os alunos ao Esquina on-line. A escola tem aproximadamente 1500 alunos, e segundo alguns professores, que não quiseram ser identificados, 30 educadores são temporários de um total de 48. A Secretaria não se manifestou sobre a questão dos professores não concursados.

* Nome Fictício