Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Moradores do Varjão indignados com o transporte público

Ônibus que atendem a região estão velhos e não passam no horário
Por Rosinha Martins

Localizado  entre o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor Habitacional Taquari, o Varjão tem cerca de 9 mil habitantes. O moradores estão revoltados com as dificuldades de transporte, porque a grande maioria da população trabalha na Asa Sul e regiões do Lago e depende dos ônibus.
 Entre as queixas, a precariedade dos ônibus, a insegurança e o não cumprimento dos horários. “O transporte aqui é uma vergonha. A gente fica horas esperando para ir para o trabalho e o ônibus não passa. Às vezes, ficamosaté duas horas no ponto de ônibus ou na Rodoviária do Plano. Esperamos que os políticos pensem um pouco mais na gente e façam melhorias, porque dependemos do transporte para sobreviver”, afirmou Roberto.
E os problemas atingem também quem precisa se deslocar para o Varjão. No Instituto Migrações e Direitos Humanos, o público não consegue chegar na hora marcada.“Se marcamos às 10h eles chegam às 12h, por causa dos ônibus que não passam e porque quando passam não tem uma hora certa.O transporte público aqui no Varjão, de fato, deixa a desejar”, comenta Rosita Milesi, diretora do Instituto.
Os funcionários do Instituto também não conseguem chegar no horário. “Além das condições precárias dos veículos e da demora, a gente tem que lidar com a falta de preparo dos motoristas e cobradores”, relata Guilherme Almeida, residente em Taguatinga, que depende do transporte públicoaté o Varjão.
O administrador do Varjão, Hélio Ferreira das Chagas, afirmou quemedidas serão tomadas para melhorar a situação. “É verdade que a população sofre com a precariedade e a falta de transporte. Já tenho encaminhado pedidos para o DFTranse, com certez,a para os próximos anos haverá mais e melhores ônibus para a população do Varjão.”
Ao ser procurada, a Secretaria dos Tranportes não quis dar entrevista alegando que a responsabilidade pelo Transporte Público no DF é oDFTrans, que também se negou a falar sobre o problema.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope sobre locomoção urbana, 61% dos brasileiros tem o transporte público como principal meio de locomoção de casa para o trabalho ou para a escola.