Ônibus que atendem a região estão velhos e não passam no horário
Por Rosinha Martins
Localizado entre o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor Habitacional Taquari, o Varjão tem cerca de 9 mil habitantes. O moradores estão revoltados com as dificuldades de transporte, porque a grande maioria da população trabalha na Asa Sul e regiões do Lago e depende dos ônibus.
Entre as queixas, a precariedade dos ônibus, a insegurança e o não cumprimento dos horários. “O transporte aqui é uma vergonha. A gente fica horas esperando para ir para o trabalho e o ônibus não passa. Às vezes, ficamosaté duas horas no ponto de ônibus ou na Rodoviária do Plano. Esperamos que os políticos pensem um pouco mais na gente e façam melhorias, porque dependemos do transporte para sobreviver”, afirmou Roberto.
O administrador do Varjão, Hélio Ferreira das Chagas, afirmou quemedidas serão tomadas para melhorar a situação. “É verdade que a população sofre com a precariedade e a falta de transporte. Já tenho encaminhado pedidos para o DFTranse, com certez,a para os próximos anos haverá mais e melhores ônibus para a população do Varjão.”
Ao ser procurada, a Secretaria dos Tranportes não quis dar entrevista alegando que a responsabilidade pelo Transporte Público no DF é oDFTrans, que também se negou a falar sobre o problema.
De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibope sobre locomoção urbana, 61% dos brasileiros tem o transporte público como principal meio de locomoção de casa para o trabalho ou para a escola.