Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Movimento escoteiro é nova opção para tirar criança da rotina escolar

Por Maria Fernanda Alves Nalon

Eles montam barracas, aprendem a fazer fogueira com lenha, sabem fazer amarras e não têm mais que 11 anos.  O escotismo é uma forma diferente de tirar a criança e o jovem da rotina escolar. É um movimento jovem educacional, e tem como diferencial o método utilizado, com o objetivo de ajudar seus integrantes a buscarem o seu autodesenvolvimento. "O objetivo do grupo escoteiro é contribuir na educação de jovens e crianças de 7 a 21 anos", conta o chefe Tadeu Júnior, do Grupo Escoteiro João XXIII, com sede no Guará II, no Distrito Federal.  

O chefe Tadeu Júnior explica melhor sobre o método utilizado - EM BREVE

O movimento escoteiro não funciona como uma babá particular. Quem trabalha com escotismo faz um trabalho voluntário e as crianças só participam se quiserem. Os pais levam as crianças para ter um dia de atividades no grupo. Se elas gostarem, voltam mais vezes e assumem o compromisso da “Lei e Promessa Escoteira”.

Há 10 anos, Elenita Alves levou os dois filhos, pela primeira vez, ao grupo escoteiro. Ela conta que conheceu o movimento quando era criança, por causa dos uniformes que eles usavam. Quando seus filhos cresceram, ela pensou na possibilidade de apresentar um grupo para eles. Sua filha entrou como lobinha e hoje já é uma escoteira e seu filho começou como um escoteiro e hoje já faz parte do ramo pioneiro. "Minha intenção foi arrumar uma atividade que integrasse aprendizagem com diversão, ensinando um pouco mais sobre trabalho voluntário, socialização, partilha, respeito e amor a Deus e à pátria", relata.


No ramo lobinho, a alcateia é divida em matilhas, cada uma com seis ou oito crianças, e eles realizam diversas atividades como primeiros-socorros, trabalhos manuais, vivência com a natureza e outros. Como são novos, os trabalhos são mais "leves" que os realizados nos ramos escoteiro, sênior e pioneiro.

Os lobinhos exercem diversas atividades fora do grupo escoteiro, como, por exemplo, um  encontro entre todos os lobinhos da cidade, denominado Jam-Bra. Todos os anos, o evento tem uma proposta diferente para as crianças. O evento é a oportunidade de eles aumentarem o seu conhecimento sobre o movimento, conhecer novos lobinhos da cidade e aprender a trabalhar em grupo.

VEJA MAIS FOTOS AQUI