Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Dias lotados de compromissos atrapalham crianças

Por Elisa Chagas e Patricia Arce



A rotina de Maria Eduarda Hollanda tem tantos compromissos que pode até ser confundida com a de um adulto. Filha única, ela tem apenas seis anos de idade e está no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular bilíngue, que segue as tradiçõesdas instituições americanas. A menina, que ilustra um comportamento comum a famílias privilegiadas, começa a estudar às 8h, almoça na própria escola e vai embora às 15h, direto para os outros compromissos.

Todos os dias da semana são ocupadoscom alguma atividade. Segunda, quarta e sexta ela faz natação. Terça e quinta, francês e ballet. Ela diz que não se importa com a agenda cheia, mas que às vezes fica cansada, já que à noite ainda tem que fazer odever de casa. Entre as atividades, segundo a criança, ela dispensaria anatação. “É meio chato”, sorri.

O pai, Manuel Ricar­do Hollanda,50, não acha que a filha está sobrecar­regada, afinal todas as crianças hoje em dia tem essa rotina. “Ela até que­ria fazer mais alguma ati­vidade, mas achoque está na medida certa”, diz ele.

A psicóloga Adriana Andrade, especializada em crianças, explica que mui­ta oferta nem sempre vai significar muito aprendi­zado. “Se a criança não ti­ver uma boa capacidade de entender o que está apren­dendo, muita estimulação vai resultar em nenhu­ma elaboração”, afirma.

Pais precisam analisar as características de cada criança para escolher a atividade ideal, diz psicóloga

Quanto às diferentes correntes pedagógicas e ao ensino bilíngüe, a psi­cóloga questiona o fato da criança aprender uma segunda língua ao mes­mo tempo em que a lín­gua de origem. Para eles, pode haver um prejuízo no desenvolvimento da língua mãe. “Aprende­mos a comunicar não só o básico, mas tudo que acontece com a gente, principalmente os sen­timentos. Identificamos isto com a língua mãe.”

A educadora Mariana Almeida acredita que os pais se preocupam muito em ocupar as crianças e, normalmente, isso acon­tece para suprir a ausência deles pela falta de tempo.