Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Escoteiros já somam 60 mil em todo o país

por Maria Fernanda Alves Nalon

O escotismo foi fundado por Baden-Powell, em 1907. Baseado na Promessa e Lei Escoteira, o movimento tem como objetivo o desenvolvimento do jovem, através da prática de atividades em equipe e ao ar livre. No Brasil, o movimento conta com cerca de 60 mil afiliados à União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e, no ano de 2010, comemorou seu centenário.

O movimento escoteiro é dividido por ramos, que são: o lobinho (crianças de 7 a 11 anos), o escoteiro (de 11 a 14 anos), o sênior (de 15 a 17 anos) e o pioneiro (de 18 a 21 anos). O ramo lobinho é baseado no Livro da Jângal, de Rudyard Kipling, que conta a história de "Mowgli, o menino-lobo".


Quando Baden-Powell criou a lei escoteira, ele decidiu por não criar leis que proibissem as crianças de fazerem alguma coisa, mas criou alguns conceitos de formação. Entre os 10 artigos criados, o que chama mais atenção é o terceiro, que diz que "o escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação", ou seja, é dever do escoteiro, lobinho, pioneiro ou sênior ajudar a todos e ser útil quando necessário. Segundo Baden-Powell, "como escoteiro, seu mais alto objetivo é servir. Você deve merecer a confiança de que, em qualquer ocasião, estará pronto a sacrificar tempo, trabalho, ou, se necessário, a própria vida pelos demais. O sacrifício é o sal do serviço."