Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Pais precisam analisar as características de cada criança para escolher a atividade ideal, diz psicóloga

Por Elisa Chagas e Patricia Arce

A psicóloga infantil Adriana Andrade afirmou que é muito difícil dar um parecer fechado em relação a qual atividade é certa para cada criança. “Temos que tentar indivi­dualizar e levarem consi­deração as características de cada uma, o que ela precisa e qual é omeio em que está vivendo.”

Adriana diz que o ideal é descobrir se a ati­vidade é pertinente para a criança. “O que não pode­mos fazer é levar a criança para um extremo ou outro. Tem que ter o cuidado desaber se aquele é o movimento certo.”

Além disso, ressal­ta que uma das grandes dificuldades dos tempos atuais é que a educação tem sido delegada cada vez mais para a escola e menos para os pais. “An­tigamente, os pais tinham uma maior preocupação em acompanhar o filho, incentivar. Agora, tudo está sendo delegado para a escola. É cada dia mais comum os ‘pais de fim de semana’, que saem com os filhos apenas para brin­car e se divertir”. Para Adriana, a função de um pai atento é colocar o filho na escola, mas mesmo as­sim não abrir mão de sua educação.

Segundo ela, quando os pais não são ativos na edu­cação do filho, mexe-se principalmente com as relações familiares e com os sentimentos mais profun­dos. “Se a criança achar que não é interessante para o pai, ela não cons­trói uma referência fami­liar tão segura e estrutu­rada como deveria ser.” Cria-se então, a necessi­dade de buscarsolidez em algum lugar, e a tendência é que as crianças busquem essas referências em outra pessoa. A psicóloga ga­rante que a referência familiar é uma necessida­de essencial de cada um e que ela sempre existirá.

Rigidez - Carla Coelho, de 35 anos, é mãe de Marina, 6, e Be­nedito, 2. Ela matri­culou Marina no ballet quando acriança completou dois anos de idade. Mas não aprovou o resultado. “Não gostei da rigidez com que tratavam as crianças tão pequenas e tirei”. Hoje em dia a me­nina faz “apenas” aulas de artes uma vez por semana.

Carla conta que esco­lheas atividades dos filhos observando suas preferên­cias no dia-a-dia, sempre com o intuito de estimular o desenvolvimento e co­nhecimento das crianças. “Marina sempre teve um dom para desenho, então este semestre estamos ex­perimentando aaula de ar­tes, que está dando muito certo”, explica a mãe.