Os próximos
corredores exclusivos para ônibus a serem implementados serão na W3 Norte
Por Fabiana Santana e Talita Diniz
A faixa ficará localida na faixa a direita. (skyscrapercity) |
Estudo técnico do DFTrans (Departamento de Transporte Urbano do Distrito Federal) mostra que a faixa exclusiva diminui cerca de 15 minutos o trajeto dos usuários do transporte coletivo. “O usuário agora fica ao menos uma hora por semana a menos dentro do ônibus. Isso é um ganho importante para o usuário do transporte coletivo, que é a grande maioria dos usuários da via”, destaca o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella.
O corredor exclusivo atende a 70% dos usuários da via no horário de pico. São 14 mil usuários do transporte coletivo por hora, entre 6h e 9h30. “Com a faixa que implantamos na EPNB, têm moradores que já estão deixando seus carros em casa e utilizando o corredor”, conta o diretor.
A estudante de enfermagem Manoela Melchiors estuda há dois anos no fim da W3 norte e acredita que a implementação da faixa será tão eficiente quanto foi na W3 sul. “Tenho amigos que estudam na Asa Sul e falaram da agilidade que ficou o trajeto. Espero que, na Asa Norte, seja a mesma coisa, afinal ninguém merece passar mais de uma hora dentro de um ônibus.”
Implementada no dia 15 de março na W3 sul, a faixa exclusiva reduziu o tempo da viagem para quem usa o ônibus. O vendedor Mário Gomes trabalha na W3 Sul e pensa em deixar o carro em casa. “Ainda reluto em usar o transporte público, não exclusivamente pelo tempo e, sim, pela má qualidade. Os ônibus estão sempre cheios e em má conservação. Mas, quando houver mais qualidade, com certeza deixarei meu carro em casa.”
Desde o dia 07 de maio, o DFTrans e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começaram a multar os veículos que invadirem a faixa exclusiva para ônibus na W3 Sul. A punição também será aplicada aos ônibus que circularem fora da via reservada aos coletivos. Táxis e veículos escolares também podem usar a faixa exclusiva.