Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Transporte lidera reclamações na Ouvidoria do GDF

A saúde pública fica em segundo lugar no ranking das reclamações, com 22%, seguida pela educação, com 9%.

Por Bruna Cravos, Gabriela Vogado e Paulo Rocha


O transporte coletivo foi o serviço púbico com maior número de reclamações na Ouvidoria do governo do Distrito Federal no primeiro trimestre de 2012. Das 34.358 queixas registradas entre janeiro e março deste ano, 9.963 foram relacionadas a esse serviço, ou seja, 29% do total.
Para a estudante Débora Carvalho, que pega ônibus todos os dias, o resultado não é nenhuma surpresa. “É claro que o transporte está no topo do ranking. As reclamações são muitas: o horário que eles disponibilizam no site quase nunca está correto, então não dá para contar que o horário que você precisa sair para trabalhar, por exemplo, é o que o ônibus vai passar; na maioria dos dias eles são muito lotados; e ainda estão caindo aos pedaços. Além disso, os motoristas andam rápido e muitas vezes que você faz o sinal eles acabam passando direto. E mesmo com tudo isso a passagem ainda é cara. É um descaso com a população.”
Segundo a ouvidoria, no ano passado, o transporte já era o serviço público com mais reclamações por parte da população. Dos 43.725 registros em todo o período, 30% foram relacionados ao setor.
Segundo a estudante, Jéssica Matys, a situação não é boa, mas ainda assim é importante destacar as melhorias que vem acontecendo. “A gente sempre fala do lado ruim, mas agora pegar ônibus em Brasília tem tido um lado bom: a faixa exclusiva. Com ela pelo menos tem dado para chegar no horário.”
Em segundo lugar no ranking das reclamações está a saúde pública, com 22%, seguida da educação, com 9%. Além das reclamações também foram registradas solicitações de serviço, sugestões e elogios.