A saúde pública fica em segundo lugar no ranking das reclamações, com
22%, seguida pela educação, com 9%.
Por Bruna Cravos, Gabriela Vogado e Paulo Rocha
O transporte coletivo foi o
serviço púbico com maior número de reclamações na Ouvidoria do governo do
Distrito Federal no primeiro trimestre de 2012. Das 34.358 queixas registradas
entre janeiro e março deste ano, 9.963 foram relacionadas a esse serviço, ou
seja, 29% do total.
Para a estudante Débora Carvalho,
que pega ônibus todos os dias, o resultado não é nenhuma surpresa. “É claro que
o transporte está no topo do ranking. As reclamações são muitas: o horário que
eles disponibilizam no site quase nunca está correto, então não dá para contar
que o horário que você precisa sair para trabalhar, por exemplo, é o que o
ônibus vai passar; na maioria dos dias eles são muito lotados; e ainda estão
caindo aos pedaços. Além disso, os motoristas andam rápido e muitas vezes que
você faz o sinal eles acabam passando direto. E mesmo com tudo isso a passagem ainda
é cara. É um descaso com a população.”
Segundo a ouvidoria, no ano
passado, o transporte já era o serviço público com mais reclamações por parte
da população. Dos 43.725 registros em todo o período, 30% foram relacionados ao
setor.
Segundo a estudante, Jéssica Matys,
a situação não é boa, mas ainda assim é importante destacar as melhorias que
vem acontecendo. “A gente sempre fala do lado ruim, mas agora pegar ônibus em
Brasília tem tido um lado bom: a faixa exclusiva. Com ela pelo menos tem dado
para chegar no horário.”
Em segundo lugar no ranking das
reclamações está a saúde pública, com 22%, seguida da educação, com 9%. Além
das reclamações também foram registradas solicitações de serviço, sugestões e
elogios.