Por Dener Giovanini e Erika Suzuki
Sessenta e nove motoristas foram multados no primeiro dia de fiscalização da faixa destinada a ônibus, táxis e vans escolares na W3 Sul. A fiscalização eletrônica da via começou nessa segunda-feira (7/5) e conta com o reforço de agentes de trânsito que podem autuar condutores que desrespeitarem a norma.
Os leitores óticos de caracteres, espécie de pardal que notifica placas não autorizadas a circular na faixa exclusiva, foram instalados em cinco pontos diferentes da via.
Motoristas que insistirem em transitar pela faixa exclusiva serão multados em R$ 53,20 e receberão três pontos na carteira de habilitação. Os condutores dos coletivos que invadirem as faixas destinadas aos carros de passeio, por sua vez, pagam R$ 85,13 de multa e têm registrados quatro pontos na carteira.
Lúcia Maria, moradora de Samambaia, diz que o tempo de viagem para o Plano Piloto diminuiu em 20 minutos depois da inauguração das faixas exclusivas para ônibus. “Antes eu levava mais de uma hora para chegar ao trabalho. Agora, levo 45 a 50 minutos”, reconhece.
O motorista Luís Araújo reclama da sinalização. “A linha pontilhada que indica onde os carros podem passar é muito curta e difícil de visualizar a tempo na hora de entrar nas entrequadras”, observa.
A faixa exclusiva na W3 Sul foi implantada no dia 15 de março. Outras duas faixas, inauguradas em fevereiro deste ano, estão em funcionamento na EPTG e na EPNB. Dia 15 de maio está prevista a implantação da faixa na W3 Norte.
De acordo com o GDF, Setor Policial Sul,
Avenida Hélio Prates, Estrutural, Eixo Monumental e Saída Norte também devem
receber os corredores para ônibus até o final do ano.
Faixa exclusiva na W3 Sul (Antonio Cruz / ABr) |