Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

“Todos os dias matamos um leão e carregamos um elefante nas costas”

Apresentador da TV Globo relata as dificuldades e os desafios da profissão



Por Dener Giovanini e Erika Suzuki

“O que poderia dizer a quem começa na profissão? Bem-vindos ao inferno.” Assim o apresentador do DFTV 1ª Edição da TV Globo, Fábio William, começou a sua palestra, na Semana de Comunicação 2012 do UniCEUB. O jornalista contou um pouco da experiência em rádio e TV, em um bate-papo descontraído de aproximadamente duas horas e meia com os alunos. Ele falou sobre ética, relações com as fontes, improvisação, texto para TV, erros e gafes.

Para William, o grande desafio da TV é narrar uma história que atraia o público logo na abertura. “A edição é feita de escolhas. O olhar de cada pessoa é diferente”, observou. Ele também abordou as dificuldades de se fazer jornalismo diário. Jornalismo local é o caos”, disse em referência ao fato de que os acontecimentos são imprevisíveis e exigem jogo de cintura dos profissionais.

O jornalista revelou, de maneira bem-humorada, os erros e gafes que cometeu ao longo da carreira. “Tem de meter a cara. Não pode ter medo de errar”, disse. “A primeira vez que apresentei um programa de rádio foi horrível. Se fiquei nervoso? Fiquei tão nervoso que bloqueei. Vocês não sabem a dor que o jornalista sente quando comete um erro ao vivo”, contou. “Errar faz parte. O negócio é procurar acertar na segunda vez”, recomendou.

Fábio William também destacou a importância dos cursos de jornalismo na formação ética dos profissionais. E, apesar de todas as desventuras, ele garante não existir profissão melhor para os inquietos. “No mesmo dia, é possível cobrir histórias que o fazem rir e chorar. Em que profissão é possível voar num caça da Força Aérea?”, brincou. Em 2008, o jornalista participou da maior simulação de combate aéreo da América Latina.
Fábio William em palestra no UniCEUB (Agência de Notícias UniCEUB)