Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Passagens subterrâneas vão ganhar novo visual


Equipe vencedora do Concurso Nacional de Arquitetura tem dois meses para entregar projeto de revitalização das 16 passagens das asas Sul e Norte

Por Fabiana Santana Talita Diniz
A nova passarela terá uma estrutura de convivência.  

As passarelas subterrâneas das asas Sul e Norte serão revitalizadas com um projeto selecionado por meio do Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação das Passagens sob o Eixão.
A proposta vencedora mistura um espaço para convivência e uma ciclovia que atravessará as 16 passagens das asas Sul e Norte. O espaço será mais convidativo e interessante, fazendo com que fique mais atrativo para os pedestres. Haverá também uma estrutura de acessibilidade integrando a passarela ao metrô.
O projeto foi elaborado pelo escritório paulista Piratininga Arquitetos Associados, liderado por Gustavo Partezani. Agora falta aprovação da Administração Regional de Brasília e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O maior desafio do arquiteto foi não ferir o tombamento da cidade. “Sabemos que é uma questão cuidadosa e avaliada em todos os projetos de mobilidade urbana”, esclarece Gustavo Partezani.
O arquiteto afirma, ainda, que não pensou apenas em solucionar o problema dos pedestres. “A proposta foi garantir mobilidade ao pedestre e ainda estimular a utilização da bicicleta, afinal serão mais de 13 quilômetros de ciclovia, de ponta a ponta.”
Além de Gustavo Partezani, a equipe vencedora é composta pelos arquitetos Daniel Maeda, Diogo Esteves, Guilherme de Vibar, Ingrid Ori e Rafael Costa.
O espaço de convivência proposto pode se transformar posteriormente em uma área comercial ou praça de lazer, sem ferir o tombamento da cidade. A manutenção das passagens, como limpeza, troca de lâmpadas e complementação dos ladrilhos, continua a ser feita pelo Governo do Distrito Federal até a construção das novas passagens.
O concurso foi uma idealização do GDF e foi executado pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pela seccional DF do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-DF).
A solenidade de premiação ocorreu no Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro, onde há uma pequena exposição dos projetos finalistas, que ficará no espaço até 20 de maio.

Exposição dos trabalhos finalistas do Concurso Nacional de Arquitetura para Requalificação das Passagens sob o Eixão 
Dias: terça a domingo
Horário: 9h as 20h 
Local: Foyer do Teatro Nacional Cláudio Santoro
Entrada gratuita