Por Cecília Soter
A coordenadora geral de avaliações dos cursos de graduação do INEP, Suzana Schwerz Funghetto, apresentou, durante congresso científico no UniCEUB, em palestra, o tema “a virtualização da pós-graduação:cenários e desafios”, mostrando o quadro da pós-graduação à distância hoje no país. Hoje no Brasil cerca de 840 mil alunos estão cursando pós-graduação lato sensu á distância e mais de 260 cursos são oferecidos.
A palestrante afirmou que o mercado de trabalho exige um profissional preparado e com acesso às novas tecnologias. A partir de 2001, 20% das disciplinas dos cursos de pós-graduação passaram a poder ter atividades não-presenciais. Uma portaria estabeleceu que se a instituição não for de educação, não poderá oferecer curso de pós-graduação lato sensu à distância.
De acordo com pesquisa do INEP, o perfil das pessoas que fazem pós-graduação é de homens de 35 anos, pais de família e que estudam em horário oposto ao de trabalho, em curso da área que já atua profissionalmente. As áreas mais procuradas são administração, direito, meio ambiente, gestão publica e comunicação social.
Suzana acredita que, embora ocorra a virtualização, para o Brasil crescer ainda dependerá da melhora do conhecimento científico, da patente de suas idéias e trabalhar melhor os seus alunos. “Vai aumentar o nível de escolaridade e ainda não teremos bons profissionais e não vamos ter ninguém adequado para competir lá fora.”
Congresso no Uniceub apresenta quadro da Pós-Graduação a distância no Brasil
21:08
Congresso 2011