Estevão Damázio e Marisa Tavares foram os palestrantes (Foto: Sérgio Vinícius) |
Por Sérgio Vinícius
Uma das principais rádios all news brasileiras lançou na última quinta-feira (27/10) um manual de redação. Com 20 anos de existência, a CBN fez o evento de lançamento na Livraria Cultura, em Brasília.
Cerca de cem pessoas acompanharam o bate-papo com o âncora do CBN Local de Brasília, Estevão Damázio, e com a chefe de reportagem nacional, Mariza Tavares.
Segundo Mariza, "o manual é uma obra coletiva. Foi algo muito bem feito, planejado durante anos. Mas ele não responde a tudo", enfatiza.
Há dez anos na rádio, Estevão Damázio classificou a CBN como uma empresa que quebrou tabus. "A criação da CBN dá credibilidade para os profissionais de rádio. Radiojornalista também faz matéria investigativa, furo, inclusive é mais dinâmico", afirmou Estevão.
O bate-papo foi descontraído. Além de estudantes e profissionais de comunicação havia leitores que acompanham a rádio diariamente e queriam ver de perto as pessoas que só conhecem pela voz.
Estevão Damázio contou alguns fatos curiosos e dificuldades de se fazer jornalismo na capital do País. "Em Brasília também se faz matéria em off. Quando você liga o gravador aqui ninguém fala nada. É difícil, nos diferenciamos pela qualidade da apuração. Não competimos com o meio rádio e sim com o impresso e a televisão", afirma o jornalista.
Em tempos de dinamismo e redes sociais, os palestrantes afirmaram que o twitter ajudou muito o trabalho do veículo, mas que o jornalista não pode perder sua função de apurar o fato. "Não podemos escutar só o leitor, temos que continuar sempre indo atrás da informação correta", explica Mariza.
Apesar de dizerem estar confiantes no conteúdo ensinado nos cursos de Comunicação Social, os jornalistas atentam para um fato. "Só temos uma preocupação, o nível do texto dos jornalistas que estão saindo das universidades", finalizou Estevão.