Por Natalia Aquino
Inaugurada em 1986, a Casa do Cantador foi criada para ser sede de incentivo à cultura repentista no Distrito Federal. A Casa fica localizada em Ceilândia. Nada mais propício, já que a cidade é considerada o local mais nordestino do Distrito Federal. O lugar é palco de manifestações culturais, unindo música a literatura de cordel.
Foto: Natalia Aquino |
Eventos culturais acontecem a todo momento na Casa do Cantador. Como a Sexta do Repente, em que a plateia é que pede a música que desejar; os Festivais Regionais e os Festivais Nacionais. Nas grandes festas, o local fica lotado. “A Casa do Cantador é o maior espaço cultural ativo público que existe em Ceilândia. Os eventos sempre chegam a ter de 500 a 1,5 mil pessoas. Quando há um grande festival chega a ter 2 mil pessoas facilmente”, afirma o repentista João Santana.
"Falar em riqueza e cor é um grande orgulho seu, morra eu e morra o rico, enterre o rico e eu que depois ninguém separa o pó do rico do meu."
(Domingos Fonseca)
O repentista João Santana, descendente de piauienses, faz dupla com Chico de Assis na música nordestina. “O dom da poesia aflorou em mim e a Casa do Cantador foi o local onde a minha vocação foi descoberta”, conta o repentista.
Patrimônio não-preservado
O projeto arquitetônico da Casa do Cantador é de Oscar Niemeyer. Curiosamente, esse é o único projeto do grande arquiteto fora do Plano Piloto.
Mesmo sendo patrimônio histórico, a Casa não tem sido bem conservada. A infraestrutura do local necessita de melhorias. As paredes estão visivelmente descascadas, o chão está gasto, o teto tem muitos buracos.
O diretor da Casa do Cantador, Chico de Assis, garante que os investimentos provindos da Secretaria de Cultura já estão previstos no Diário Oficial da União desde agosto de 2011. O pedido havia sido feito em maio do mesmo ano. As reformas, enfim, vão sair do papel no início de 2012.
“O recurso de 1 milhão de reais está garantido. O processo já foi para a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil] para fazer a licitação e, provavelmente, as obras se iniciarão em dezembro deste ano para até março de 2012 entregarmos a casa novinha à comunidade”, explica o diretor. As verbas serão destinadas para a obra de um museu chamado “O Repente do Cordel”, para uma biblioteca, uma sala de ensaio e um estúdio.
A Casa do Cantador fica na QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul. Para mais informações de eventos culturais ligue (61) 3901-1298.