Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge cerca de dois milhões de brasileiros

Pessoas tensas e preocupadas têm mais riscos de desenvolver o distúrbio conhecido como TOC
Por Camila Griguc

Manias, tiques e cacoetes fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. O problema é quando tudo isso deixa de ser apenas um comportamento curioso e vira um distúrbio sério, chamado TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o TOC atinge cerca de dois milhões de brasileiros. Mesmo assim, o transtorno ainda é pouco conhecido no país. Segundo o psicólogo e analista de comportamento Gilberto Godoy, o TOC é classificado como um distúrbio que se caracteriza pela repetição de alguns comportamentos, o que gera angústia, insatisfação e problemas de adaptação na sociedade.

Leia mais:
- Transtorno Obsessivo Compulsivo tem tratamento
- Manias que incomodam podem ser Transtorno Obsessivo Compulsivo

Muitas vezes uma mania pode ser confundida com um TOC “Pode-se dizer que uma mania especial é um tipo de TOC. O TOC seria uma categorização mais ampla para definir essas manias e formas de se comportar repetitivamente”, explica Gilberto.

O problema é quando uma mania começa a incomodar e atrapalhar a adaptação do indivíduo ao ambiente em que vive. “Tem gente, por exemplo, que de tanto mexer no cabelo, começa a ter um buraco no couro cabeludo, a tricotilomania. Assim, a pessoa começa a ter um problema relacionado à saúde”, conta o especialista.

De acordo com o psicólogo, não existe um estudo classificando algum grupo específico de pessoas com risco de desenvolver TOCs. Porém, pessoas mais tensas, preocupadas e que têm histórico de cobranças geradas pelas próprias famílias são as que mais desenvolvem esse tipo de comportamento.