Por William Lustosa (texto) e Yuri Freitas (foto)
Durante o IX Congresso de Pesquisa e Extensão realizado no UniCEUB, a professora Lucimar Batista de Almeida, coordenadora da iniciação cientifica do Conselho Nacional de Pesquisa, a apresentação tratou de temas como a importância da realização de um Projeto de Iniciação científica (PIC) e as oportunidades que isso acarreta ao realizador.
A professora Lucimar questionou pesquisas e criticou a situação da educação pública no Brasil, principalmente o ensino fundamental e médio. “Pesquisas apontam nos próximos anos o Brasil ocupará o lugar de quinta potência do mundo, eu não acredito, se não houver uma revolução na educação do País”, criticou Lucimar. A professora ainda aponta que um dos principais desafios da produção de conteúdo científico é o domínio do idioma inglês.
Durante a palestra a professora exemplificou, através de gráficos, a atual condição do país na produção de científica. Em uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ), o Brasil ocupa a décima terceira colocação no ranking mundial de produção de conteúdo, atrás de Coréia do Sul e India. No final do evento ainda foram apresentados 6 PICs dos cursos de Letras e História.