Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Transtorno Obsessivo Compulsivo tem tratamento

Por Camila Griguc

De acordo com estudos atuais, o Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC, tem crescido consideravelmente entre a população. “A tecnologia vem acompanhada de uma série de fatores que fazem com que nós sejamos uma sociedade muito mais cobrada. As pessoas têm menos tempo para se dedicar a coisas que realmente valem à pena. Hoje nós vivemos na sociedade do consumo. Vivemos muito mais tensos, e isso influencia diretamente no aparecimento de TOC nas pessoas”, explica o psicólogo Gilberto Godoy.

Leia mais:
- Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge cerca de dois milhões de brasileiros
- Manias que incomodam podem ser Transtorno Obsessivo Compulsivo

Apesar de todos os fatores que interferem no desenvolvimento do TOC, o psicólogo explica que existe tratamento para o transtorno. “Existem níveis de TOC mais leves que, se forem percebidos cedo, são mais fáceis de serem tratados. Há alguns casos mais complicados. Mas, de toda forma, a cura passa pela compreensão do que chamamos na psicologia de ‘análise funcional na vida’. Assim, não basta apenas perceber que uma pessoa tem TOC, mas sim entender porque o indivíduo tem esse comportamento. Existe uma razão maior que explica porque as pessoas fazem as coisas, se você tiver a capacidade de compreender como a vida da pessoa pode mudar e solucionar o TOC, ai sim, existe a cura. Por isso, o tratamento é psicológico”, completa.

Existem duas possibilidades de tratamentos básicos para o TOC: o médico, com remédios receitados por um psiquiatra; e os casos em que o tratamento é psicológico.