Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Manias que incomodam podem ser Transtorno Obsessivo Compulsivo

Estudante descobriu que tinha o distúrbio por lavar a mão 160 vezes por dia

Por Camila Griguc

Maria Luiza, 23 anos, descobriu que sofria com o Transtorno Obsessivo compulsivo, o TOC, apenas quando foi parar no hospital. Ela lavava as mãos cerca de 160 vezes por dia. “Eu não sabia explicar, era automático. Desde que fui morar sozinha, há quatro meses, desenvolvi essa mania”. Quando falavam para procurar um médico, ela sempre relutava. “Sempre soube que era estranho e que eu tinha alguma coisa, mas não sabia que poderia ser uma doença”.

Quase dois meses depois de ter desenvolvido o transtorno, as mãos da estudante começaram a sangrar, e então ela correu para o hospital. “Enfaixaram a minha mão, tomei vários remédios e comecei a desenvolver alergia a alguns sabões. Foi aí que meu médico começou a me falar sobre TOC e eu procurei um psicólogo”.

Leia mais:
- Transtorno Obsessivo Compulsivo atinge cerca de dois milhões de brasileiros
- Transtorno Obsessivo Compulsivo tem tratamento

“Eu descobri que a causa do meu TOC foi um trauma que tive quando estava mudando para o meu apartamento. Um anel caiu dentro da lata de lixo e tive que colocar a mão para pegar. Sempre fui meio neurótica com limpeza, mas só a partir dali comecei a desenvolver esse TOC”, completa Maria.

Maria faz tratamento, mas diz que é muito difícil perder a mania. “Tomo remédio para ansiedade, e faço consultas com o psicólogo.” Para a jovem, o simples fato de relaxar e ser uma pessoa menos controladora passou a ajudá-la com a doença. A estudante afirma que sempre foi tensa e nunca se preocupou com qualidade de vida. “Eu hoje em dia tento controlar meu psicológico para não influenciar no físico, mas se não tivesse desenvolvido a doença, não iria parar para pensar nisso nunca”, afirma. Hoje em dia, a alimentação, o tempo de estudo, o trabalho e o lazer da estudante são bem controlados. “Tudo na minha vida está diferente, minhas relações, minha saúde e meu emocional”, conclui Maria Luiza.