Por Maria Eugênia Caminha (texto) e Fernanda Nalon (foto)
Estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB apresentaram, nesta quarta, dia 5, estudos estatísticos relativos à saúde. Durante mais de três horas eles puderam, durante exatos dez minutos, comentar seus objetos de estudo e metodologia. Após cada apresentação, os presentes – inclusive alunos de outros cursos da instituição – realizaram perguntas ao palestrante e seu respectivo orientador.
A aluna Lorena Araújo de Freitas, do curso de Nutrição, estuda o efeito do ácido linoléico no controle da obesidade, um dos maiores males da sociedade brasileira. Assim como todos os outros estudantes, Lorena contou com a estrutura dos Laboratórios de Experimentação, Ensino e Pesquisa – LABOCIEN e a colaboração dos estagiários do curso de Biomedicina. Dessa forma, pôde realizar coletas de sangue e realizar todo o procedimento científico sem maiores problemas. A conclusão? O ácido, considerado um agente anti-obesidade, reduziu o colesterol total das nove pessoas analisadas por ela.
Fabiano Fagundes Moser, representante do curso de Biomedicina, foi ainda mais ousado em sua análise. Seu objetivo é provar que o método enzimático direto para dosagem do LDL-C (conhecido como “colesterol ruim”) é tão eficiente quanto a tradicional fórmula matemática de Friedewald, utilizada desde 1972.
Sua tentativa de validação baseou-se na análise de cento e quatro amostras sanguíneas, de pessoas entre dezoito e noventa anos de idade. A conclusão mostrou que ambas as metodologias apresentam resultados próximos, mas não idênticos, e que outros estudantes como Fabiano devem investir nesse tipo de pesquisa para que uma mudança seja levada em consideração pela sociedade médica. São eventos como o IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e o IX Encontro de Iniciação Científica que incentivam os futuros profissionais do Brasil a buscar as sempre necessárias inovações no ramo da saúde. E o UniCEUB, enquanto instituição, está fazendo a sua parte...