Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Saiba como se prevenir da dengue

A doença transmitida pelomosquito Aedes aegypt pode até matar

Por Carla Carolina e Talita Diniz

O mosquito da dengue depositaseus ovos em diversos locais onde exista água parada, que rapidamente setransformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.Somente as fêmeas se alimentam de sangue para maturação de seus ovos.

Geralmente, os sintomas da denguecomeçam repentinamente, e duram de cinco a sete dias. A pessoa infectada temfebre alta (39 a 40 graus), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nasarticulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dorabdominal, entre outros sintomas.

- Distrito Federal registra 885 casos de dengue
- Distrito Federal lança campanha de prevenção da dengue

Os sintomas iniciais da denguehemorrágica se assemelham aos da dengue clássica. Após o terceiro ou quarto diade evolução da doença, a dengue hemorrágica pode provocar sangramentos nasais,gengivais, urinários, gastrointestinais e uterinos.

Prevenção
A ação mais simples paraprevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existemvacinas ou medicamentos que combatam a doença.

A regra básica é não deixar aágua, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Por isso, éimportante que a população colabore para interromper o ciclo de transmissão econtaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.