Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Abertura do PIC Júnior mostra a diversidade dos projetos de pesquisa

Por Elisa Chagas
6º Semestre de Jornalismo


O primeiro dia do IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão contou com a abertura da divulgação dos programas de iniciação científica (júnior), com apoio do UniCEUB e da FAP/DF. Coordenado pela professora Dirce Mendes da Fonseca, a seleção contou com projetos de pesquisa de diversas áreas.

Um dos projetos apresentados foi o do ex-aluno de pedagogia Jean Carlos e surgiu a partir do tema de sua monografia. Intitulado “Sociedade e a violência na escola”, a pesquisa faz parte do grupo “A Prática Pedagógica”. Além de Jean, a equipe é formada pela orientadora, a professora do curso, e três estudantes. Voltado para entender o fenômeno da violência na escola, as propostas e ações deste projeto são direcionadas à comunidade de Santa Maria.


O projeto “Maristão faz ciência” gerou curiosidade dos espectadores. Organizado pela escola de ensino médio Marista, o objetivo é que os alunos convivam com o meio acadêmico desde cedo. Ao participar do projeto, o estudante segue todos os passos da pesquisa acadêmica. Eles contam com dois professores orientadores e tem um orçamento de R$ 3 mil. Três projetos foram aprovados pela escola e abordam diferentes temas, história e literatura, sustentabilidade e o uso do Twitter nas escolas.