Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Congresso tem encerramento sob inspiração do futuro e com poesia

Por Willian Lustosa (texto) e Sérgio Gama (fotos)

No encerramento do IX Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão, o Professor Antônio Carlos Caruso Ronca, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), apresentou a palestra "A qualidade da educação superior e a sustentabilidade do país". O professor promoveu uma discussão acerca de três grandes temas: Educação, Brasil e Sustentabilidade. Antônio Carlos citou poetas e fez grande menção a cultura para exemplificar as questões discutidas.

Segundo o professor, o Brasil teve um grande avanço socioeconômico nos últimos 20 anos, mas alerta que, apesar da melhora, o país cresce em ritmo lento. Para exemplificar, o Presidente do CNE apresentou um dado que comprova que de 2007 para cá, houve um aumento de 13% dos estudantes que permanecem na escola até o ensino médio. Apesar do crescimento, ele revela que 50 % dos jovens brasileiros não chegam a cursar esta etapa de ensino.

O professor faz críticas à sociedade capitalista e sentenciou que a sustentabilidade só pode ser plenamente alcançada quando a população mundial começar a analisar e modificar os padrões de consumo. Para Antônio Carlos, mudar a situação do planeta não depende apenas de atitudes, mas sim de uma filosofia. “Sustentabilidade é um valor, e valores são pensamentos que escolhemos seguir”, declarou Antônio Carlos.

O presidente do CNE resolveu encerrar a palestra com um apelo aos jovens que o assistiam no auditório. Citou o poeta modernista, Carlos Drummond de Andrade, com os versos do poema Mãos Dadas, e o compositor brasileiro Paulinho Moska com a poesia Espaço Liso.  Para o professor as duas obras servem como um guia para o futuro; com Moska ele faz um paralelo com a luta do jovem para um futuro melhor e com Drummond ele mostra que não se devem perder as esperanças apesar das adversidades.