Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Jovens bruxas

Por Aline Carvalho

Esqueça a verruga na ponta do nariz. As bruxas do mundo atual são fisioterapeutas, professoras, jornalistas e até modelos

Gwydion e a vassoura que "varre e purifica o ambiente"
(Foto:Arlane Carvalho)
          Os filmes de bruxa que se tornaram febre na década 90, como “Sabrina – Aprendiz de feiticeira” (1996) e “Da magia à Sedução” (1998) retratavam o mundo da bruxaria. Voar com vassouras,  casas enfeitadas com abóboras e gatos pretos fazem parte de um cenário macabro, típico de festas de Halloween.  A realidade das “novas” bruxas é bem diferente.


De certo que em muitos rituais as vassouras são utilizadas. Não para voar. E sim para “varrer as impurezas do ambiente”, como descreve a bruxa fisioterapeuta Leilane Camargo, 51 anos, que é praticante da bruxaria há duas décadas. Para ela, a bruxaria é uma forma de estar conectada à sua própria espiritualidade: “Na bruxaria encontrei um caminho. Aqui a energia da natureza me move, e eu me sinto muito bem”.


            Os gatos pretos - que para muitos representam azar - para as jovens bruxas não fazem mal algum: “Antigamente os gatos pretos possuíam um simbolismo ligado ao oculto. Hoje, pelo menos para mim, não tem nada demais com o animal. Muito menos coisas negativas”, relata a modelo Joana Mendes, 22 anos, que pratica bruxaria desde os 15. A jovem que começou a se interessar por ocultismo por não se encaixar em nenhuma religião cristã, diz que a doutrina Wicca transformou a sua vida: “a Wicca não é religião. Nós promovemos o respeito e a diversidade acima de tudo. Bruxas não são aquilo que as pessoas julgam, de ser ruim, de fazer o mal”.


            Relacionar a bruxaria com magia negra é algo inadmissível para algumas bruxas. A professora Stéphane Romano, 31 anos, explica que, como toda forma de fé e religiosidade, as pessoas podem usar seus dons e o poder da mente para o bem e para o mal: “Somos bruxas e buscamos nos elementos da natureza a nossa paz de espírito e do espírito do Universo”.


A professora, que é bruxa há cerca de quatro anos, relata que faz a chamada magia branca. “Faço meus rituais. Danço, me sinto livre. Emano pensamentos positivos ao mundo, a mim mesma e às pessoas que quero bem.”


“Quando falamos em feitiço, em magia, em qualquer coisa ligada ao misticismo, as pessoas recriminam. Mas o pré-conceito faz com que essas pessoas tenham medo de conhecer novas coisas. Ninguém precisa se tornar bruxo. Mas se conhecessem não julgariam tão mal”, desabafa a jovem bruxa.


            O mundo das bruxas não é exclusivamente feminino. O estudante João Matias, 23 anos, se tornou praticante da bruxaria aos 18. “Purifico os ambientes, afasto a energia negativa. Hoje sou uma pessoa melhor e mais consciente”.


            A jornalista Concita Varella, 48 anos, participa de um grupo de bruxas há pelo menos 13. “Somos um grupo de mulheres diferentes, com idades diferentes, mas somos também, o espelho uma da outra”. 


A bruxaria, para a jornalista, é uma espécie de metamorfose do próprio pensamento. “O Plenitude [grupo do qual participa], tem uma história longa de crescimento espiritual, de transformação de nós mesmas”. Os rituais de que Concita participa são regados de danças circulares e pedidos de proteção à Deusa Mãe Natureza.   “Um incenso, uma vela acesa não faz mal a ninguém. Se isso for considerado bruxaria, então, é isso mesmo”, ri a jornalista.