Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Paparazzi espaciais: conheça a rotina dos astrônomos

Por Felipe Igreja (texto) e Giselle Mourão (fotos)


Com telescópios e câmeras apontadas para o céu, eles tiram fotos dos maiores astros do universo. Alguns conseguem eternizar os próprios nomes ao lado de estrelas, planetas e nebulosas.


O trabalho deles é fotografar os maiores astros do universo. São várias horas para conseguir um flagrante e muito dinheiro gasto com equipamento de ponta. Entretanto,eles não estão interessados em capturar brigas, baladas ou bebedeiras de atoresfamosos. O sonho de quem fotografa o espaço sideral, atrás de planetas,meteoros, supernovas e nebulosas, é conseguir gravar o nome ao lado das estrelas.


“Começa como um hobby, mas depois que você deixa o bicho picar, não tem como escapar”, brinca Marcelo Vágner, 40 anos, durante uma das palestras do IX Congresso deEnsino Pesquisa e Extensão do UniCEUB, na noite da última terça-feira (04/10) .Marcelo e o colega José Ricardo Melo, 44 anos, são membros do Clube de Astronomiade Brasília (Casb) e entusiastas da técnica conhecida como astrofotografia.


Saiba mais sobre o Clube de astronomia


Marcelo conta que começou a se interessar por astronomia em 1986, quando o cometa Halley passou junto a Terra pela última vez. “Eu era garoto, tinha 14 anos. A partir desse evento eu comecei a me interessar mais ainda e passei a colecionar fotose reportagens. Mas só consegui participar mais ativamente a partir de 2003,quando comprei telescópio e comecei a estudar mesmo”, conta.


Deacordo com o professor José Ricardo Melo, a astrofotografia não algo recente. Asprimeiras imagens dos astros começaram a ser feitas no século XIX. Entretanto,a técnica ganha destaque com a evolução da fotografia. Atualmente, com o usodos computadores, é possível conseguir boas imagens utilizando uma simples ‘webcam’.


Ouça aqui boletim de rádio (Por Patrícia Cagni)




“Existem vários tipos de equipamentos. É claro que as melhores fotos e imagens demandamum equipamento mais caro. Mas já é possível tirar boas fotos com câmeras comuns,ou até mesmo uma webcam. Ter um bom telescópio também é importante”, explica oprofessor.


Segundo Marcelo Vágner, os interessados na astrofotografia podem realizar a atividadeapenas como hobby, ou com intuito de ajudar o trabalho de outros pesquisadoresdo espaço. Além disso, caso a pessoa descubra um novo astro (um asteróide ou cometa), esse corpo espacial pode ser batizado com o nome do ‘descobridor’.


“Existem pessoas que fazem isso, algumas para colocar o nome, outras por causa dapesquisa mesmo. Mas já tem muita gente com nome no céu. São como os paparazzi. Eles ficam tirando foto, procurando as celebridades, que no caso são os asteróides ou cometas que ninguém conheceu ainda”, afirma Marcelo.