Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Como funciona o futevôlei

Por Sérgio Vinícius



O saque para o início do jogo é feito com um pontapé
Foto: Sérgio Vinícius


O futevôlei foi criado na década de 1960 no Rio de Janeiro. O esporte mistura elementos do futebol e do vôlei. Jogado normalmente em duplas, o ambiente utilizado são quadras de areia com dimensões de 18m x 9m.

Para dificultar, não é permitido o uso das mãos ou dos braços e a rede que divide os dois lados da quadra tem 2,2m de altura. Normalmente disputado entre duplas, cada time pode dar três toques coletivos na bola, não é permitido que um jogador encoste mais de um vez seguida na bola.

- Praia no cerrado, brasilienses praticam futevôlei na capital federal

Disputado em sets de 18 pontos cada, o esporte está ganhando espaço mundialmente e já tem adeptos por todas as Américas, Ásia e Europa.

Atualmente, há três principais federações que regulamentam o esporte: A Federação Internacional de Futevôlei, a Confederação Brasileira de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei.

Essas organizações lutam para transformar o futevôlei em modalidade Olímpica. Caso o esforço dê certo, o Brasil tem boas chances de melhorar o quadro de medalhas.