Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Amor sem idade

Por Amanda Carvalho

Numa mistura de gerações, casais contam como fazem para driblar a diferença de idade e como lidam com o preconceito para viver uma história de amor

Concita e o namorado Márcio vivem sem problemas com a diferença de idade
"Quando a gente gosta de alguém, a gente gosta e pronto. Certas coisas não fazem a menor diferença". Assim respondeu a estudante de direito Gabriela Justino, 19 anos, quando questionada sobre seu relacionamento com o empresário Rogério Oliveira, 20 anos mais velho que ela.
Gabriela diz que nunca pensou em se envolver com um homem que tivesse uma diferença de idade tão grande. A estudante explica que, no começo, sua mãe não queria aceitar de jeito nenhum. "Eu nunca quis namorar escondido, logo abri o jogo para a família. Por mais que minha mãe o conhecesse, achava que ele só queria se divertir comigo e por muito tempo ela o rejeitou". Após um ano de namoro, Gabriela conta que a mãe atualmente lida melhor com a situação e gosta muito de Rogério.
Além da mãe, Gabriela teve que enfrentar o preconceito das pessoas. “A maioria pensa que estou com ele por interesse. No começo, me importava muito, mas agora não esquento mais a cabeça. As pessoas julgam demais. O que importa é que estamos felizes, e isso é tudo".
Segundo a psicóloga Luciana Oliveira, relacionamentos que unem pessoas com idades diferentes não tem problema. Mas desde que ambos se respeitem e consigam compreender que cada um está vivendo um momento diferente da vida. "São fases opostas. Um está vivendo uma coisa que o outro já passou ou que ainda vai demorar a viver. Isso tem que ficar claro. O casal precisa ter muita maturidade para lidar com situações dessa natureza”                                                                                         
A psicóloga alerta que o ciúme nessa circunstância pode se tornar um problema. "Normalmente, a pessoa que tem mais idade na relação tem um pouco de insegurança e passa a ter medo de perder a pessoa para alguém mais jovem. Se esse sentimento for controlado, saudável e não ferir ninguém, o namoro continua seguindo como qualquer outro. Agora, se o ciúme começar a ficar sério, é preciso reavaliar e perceber se o namoro vale à pena." 
A radialista Concita Varella, 48 anos, vive um namoro de três com o técnico de redes Márcio Xavier, que é 20 anos mais novo que ela. Concita conta que o preconceito partiu dela. “No início, ficava com receio que as pessoas me tachassem de ‘papa anjo’ - mas eu sou mesmo - neste caso. Ele me ensinou a não ter preconceitos. O que todo mundo tem, principalmente quando a mulher é mais velha".
 O tempo passou e Concita resolveu se entregar e viver a história.  "Ele é pura vida e a gente tem muito em comum. Adoramos dançar, fazer trilhas, cachoeiras, cultura popular, fazer rádio, acampar e rir da vida. Parece que ele já nasceu velho, é muito maduro. A diferença de idade não tem nada a ver, na verdade. E nem aparenta tanto entre nós."
 Concita demonstra uma boa autoestima e segurança se tratando do namorado mais novo.  Mas, segundo ela, nem sempre é assim. “Às vezes me sinto insegura, pois não sou mais durinha comparando com as meninas da idade dele. A lei da gravidade influencia sim na minha cabeça, mas ele diz que prefere assim. É mais conteúdo do que o que se vê por fora.”
Mãe de três filhos, a radialista só lamenta não poder ter filhos com Márcio. “Deus sabe o que faz. Aprendi com esse relacionamento a viver apenas o presente e agradecer por ele.”