Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Projeto esportivo emTaguatinga reúne 550 crianças em situação de risco social

Por Laísa Vinhas

Afastar os jovens da criminalidade e unir a comunidade são os principais objetivos doprojeto “mutirão comunitário”, que transformou o campinho de areia da QNM 38, em Taguatinga Norte em um espaço de transformações.
Leia mais...

São em média 550 crianças, a maioria de cinco a nove anos de idade, em situação de riscosocial, e é o policial militar Dilmar Nunes de Carvalho que convoca a meninada.
O pretexto é o futebol, mas a ação tem como pano de fundo promover a educação, cidadania e o interesse no bem-estar da comunidade. “A inclusão social move os ideais do projeto”, diz Dilmar. Além do incentivo ao futebol, o projeto promove ações de cidadania, como a limpeza do bairro, segurança, transporte, arrecadação de materiais e alimentos.

O projeto tem como finalidade transformar o lugar em um campo sintético, com arquibancada, vestiário e iluminação. A maquete já está pronta e é um projeto de grande porte, que pretende chegar a outros lugares também. “Queremos estender a iniciativa para vários lugares. É abraçar mesmo com amor, porque todos merecem atenção”, explica o fundador do projeto. Hoje, além de Taguatinga, o projeto abraça também crianças de São Sebastião, Alexânia, Águas Lindas, Ceilândia e Brazlândia.
A escolinha também incentiva a mudança comportamental. O treinador diz que muitos chegam de forma agressiva e ao longo do tempo começam a mudar, porque são instruídos ao que é certo e errado. “Nosso objetivo é mostrar que a violência não leva a nada, porque não adianta bater, isso fica gravado na memória da criança. É preciso instruir”, afirma.