Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Estudantes do UniCEUB apresentam estudos estatísticos relativos à saúde

Por Maria Eugênia Caminha (texto) e Fernanda Nalon (foto)


Estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB apresentaram, nesta quarta, dia 5, estudos estatísticos relativos à saúde. Durante mais de três horas eles puderam, durante exatos dez minutos, comentar seus objetos de estudo e metodologia. Após cada apresentação, os presentes – inclusive alunos de outros cursos da instituição – realizaram perguntas ao palestrante e seu respectivo orientador.


A aluna Lorena Araújo de Freitas, do curso de Nutrição, estuda o efeito do ácido linoléico no controle da obesidade, um dos maiores males da sociedade brasileira. Assim como todos os outros estudantes, Lorena contou com a estrutura dos Laboratórios de Experimentação, Ensino e Pesquisa – LABOCIEN e a colaboração dos estagiários do curso de Biomedicina. Dessa forma, pôde realizar coletas de sangue e realizar todo o procedimento científico sem maiores problemas. A conclusão? O ácido, considerado um agente anti-obesidade, reduziu o colesterol total das nove pessoas analisadas por ela.


Fabiano Fagundes Moser, representante do curso de Biomedicina, foi ainda mais ousado em sua análise. Seu objetivo é provar que o método enzimático direto para dosagem do LDL-C (conhecido como “colesterol ruim”) é tão eficiente quanto a tradicional fórmula matemática de Friedewald, utilizada desde 1972.


Sua tentativa de validação baseou-se na análise de cento e quatro amostras sanguíneas, de pessoas entre dezoito e noventa anos de idade. A conclusão mostrou que ambas as metodologias apresentam resultados próximos, mas não idênticos, e que outros estudantes como Fabiano devem investir nesse tipo de pesquisa para que uma mudança seja levada em consideração pela sociedade médica. São eventos como o IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e o IX Encontro de Iniciação Científica que incentivam os futuros profissionais do Brasil a buscar as sempre necessárias inovações no ramo da saúde. E o UniCEUB, enquanto instituição, está fazendo a sua parte...