Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Congresso no Uniceub apresenta quadro da Pós-Graduação a distância no Brasil

Por Cecília Soter

A coordenadora geral de avaliações dos cursos de graduação do INEP, Suzana Schwerz Funghetto, apresentou, durante congresso científico no UniCEUB, em palestra, o tema “a virtualização da pós-graduação:cenários e desafios”, mostrando o quadro da pós-graduação à distância hoje no país. Hoje no Brasil cerca de 840 mil alunos estão cursando pós-graduação lato sensu á distância e mais de 260 cursos são oferecidos.
A palestrante afirmou que o mercado de trabalho exige um profissional preparado e com acesso às novas tecnologias. A partir de 2001, 20% das disciplinas dos cursos de pós-graduação passaram a poder ter atividades não-presenciais. Uma portaria estabeleceu que se a instituição não for de educação, não poderá oferecer curso de pós-graduação lato sensu à distância.

De acordo com pesquisa do INEP, o perfil das pessoas que fazem pós-graduação é de homens de 35 anos, pais de família e que estudam em horário oposto ao de trabalho, em curso da área que já atua profissionalmente. As áreas mais procuradas são administração, direito, meio ambiente, gestão publica e comunicação social.
Suzana acredita que, embora ocorra a virtualização, para o Brasil crescer ainda dependerá da melhora do conhecimento científico, da patente de suas idéias e trabalhar melhor os seus alunos. “Vai aumentar o nível de escolaridade e ainda não teremos bons profissionais e não vamos ter ninguém adequado para competir lá fora.”