Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Mesa-redonda discute atividades sociais de extensão em prol da sustentabilidade e de pessoas carentes

Por Luísa Peleja
Fotos: Juliana Bergmann



Uma mesa-redonda com o tema "A inserção e o papel do aluno em programas sociais mostrou, nesta quinta-feira, experiências de profissionais nas atividades sociais de extensão, a fim de sensibilizar os alunos a participarem de projetos de responsabilidade social para crescimento pessoal, profissional e contribuição para uma sociedade melhor e sustentável.

O professor Marcelo Boia iniciou os trabalhos dizendo como falar de responsabilidade social é um desafio nos dias atuais, mas que, quando discutida numa instituição a sensibilidade toma conta das pessoas e acaba sendo mais fácil. Envolvido em projetos sociais a mais de 10 anos, Marcelo acredita que para que as atividades que visam ajudar pessoas com vulnerabilidade social, é preciso qualificação, pois não é todo mundo que entende o problema.

“Quando começamos a entender o ato infracional numa perspectiva sistêmica, você começa a perceber que a esperança de ressocialização é real e concreta. E não é todo mundo que entende“. Na perspectiva sistêmica estão incluídos vários fatores. Na formação pessoal; o cognitivo, espiritual, emocional, sexual e também experiências escolares, familiares, no trabalho, esportiva e recreativa. “Se você não participa de ações sócias educativas, você não vai conseguir entender essas variáveis”, conta.
Segundo a professora Renatta Innecco, é visível um diferencial nos alunos que participam desses projetos. “Esses alunos pensam no macro. Formamos esses estudantes para pensarem na sociedade e agir em prol da sustentabilidade, não só para exercer a profissão”.  Além disso, o profissional que tem um histórico de participação em atividades sociais entra no mercado de trabalho com mais segurança e qualificação. “Desde o meu 3º semestre de faculdade que participava de tudo o que o UniCEUB oferecia de projetos sociais. Com certeza isso teve um peso enorme na minha decisão de abrir um consultório de nutrição assim que me formei. Já me sentia suficientemente seguro”, dividiu o Dr. Victor Braga.
Desde o início de sua carreira, Dr. Victor abriu seu consultório com um sonho de transformá-lo em uma ONG e hoje ele vê esse sonho se tornando realidade. Durante a conversa o Dr. e ex aluno do UniCEUB falou sobre agricultura familiar e projetos que estão sendo desenvolvidos para mudar a forma de produção alimentar, área em que trabalha. A mesa redonda realizada no auditório do bloco 3, terminou com a participação de Sandra Faraj, sub secretária dos cursos sociais de extensão que encerrou fazendo uma reflexão com os alunos que estavam presentes: “Para onde está indo a sociedade? No que estamos contribuindo?”
Conforme a opinião da mesma, os problemas sociais de hoje são resultado da nossa omissão no passado. Isso incluí, governo e nós como cidadãos. “Temos mania de culpar o sistema por tudo. Com certeza falta política de inserção e o governo agindo no todo, mas precisamos fazer a nossa parte. Somos como o elo entre o governo e a sociedade. A iniciativa pode e deve partir da gente”, finalizou.
Como participar dos projetos de extensão
Durante o evento desta manhã, os alunos que estavam presentes receberam um livreto, "Ser Sustentável" que aborda variados temas que envolvem o meio ambiente, integração comunitária, direito e políticas públicas, sustentabilidade nas relações internacionais, centro de atendimento à comunidade, apresentando os diferentes projetos sociais. Para os interessados em ingressar nas atividades mostradas é só entrar em contato com alguns dos coordenadores do curso de extensão e se inscrever.
Projetos de extensão:
Enfermagem em ação - setor responsável: enfermagem@uniceub.br
Adote uma escola - setor responsável:direcao.faces@uniceub.br
Adote uma nascente - setor responsável: geografia@uniceub.br
Exame parasitológico e intervenção educativa - setor responsável: biomedicina@uniceub.br
Atendimento laboratorial a lares de idosos - setor responsável: biomedicina@uniceub.br
Vale a pena - Revitalização da Penitenciária Feminina do DF - setor responsável: engenharia.civil@uniceub.br
Observatório Direito e políticas públicas - setor responsável: coordenacao.direito@uniceub.br
Núcleo de Direito do Consumidor - UNICON - setor responsável: coordenacao.direito@uniceub.br
UniCEUB na rede pela erradicação do analfabetismo - setor responsável: redealfa@uniceub.br
Centro de atendimento à comunidade - entrar em contato com a Supervisão do CAC (61) 39661696
Atividades de gestão ambiental - setor responsável: cga@uniceub.br
Museus de geografia - setor responsável: geografia@uniceub.br
Análise e criatividade na resolução de situações problema - setor responsável: engenharia.civil@uniceub.br
Educação para saúde - setor responsável: psicologia@uniceub.br
Núcleo de esportes - setor responsável: esportes@uniceub.br
Educação Física para a cidadania - setor responsável: ed.fisica@uniceub.br
Saúde mental: subjetivação, cidadania e interdisciplinaridade - setor responsável: psicologia@uniceub.br
Atendimento ambulatorial de Nutrição - setor responsável - nutricao@uniceub.br
Alimentação saudável na escola - setor responsável: nutricao@uniceub.br
Ensino e cidadania em creches - setor responsavel: nutricao@uniceub.br
Fisioterapia do trabalho - setor responsável: fisioterapia@uniceub.br
Fisioterapia em saúde coletiva - setor responsável: fisioterapia@uniceub.br
Atendimento de fisioterapia ambulatorial - setor responsável: fisioterapia@uniceub.br
Educação continuada - setor responsável: assessoria.extensao@uniceub.br