Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Céu de Brasília é campo privilegiado para olhar os astros

Por Felipe Igreja (texto) e Giselle Mourão (foto)


Para os interessados pela astronomia, ou pelas astrofotografias, existe o Clube de Astronomia de Brasília. Todas as informações da associação podem ser acessadas no site do clube: www.casb.com.br. De acordocom José Ricardo Melo, a melhor época do ano para a observação do céu acontece durante o período de seca.


Saiba mais sobre esses "paparazzi espaciais"


“Em Brasília temos uma coisa boa, que é durante o período de seca, quando o céu fica limpao, mas também temos cerca de seis meses de chuva. Como o céu fica encoberto, é difícil marcar as atividades e observações. Agora vamos começaresse período das chuvas. Por isso, vamos procurar desenvolver alguns cursos no Casb. Somente em março é que as observações do céu se tornam mais freqüentes”, analisa José Ricardo Melo.


Para tranquilizar os iniciantes, Marcelo Vágner diz que não é necessário um conhecimentoprofundo em física ou matemática. “Para que quiser começar, antes de tudo, elesprecisam ter vontade. Não é preciso ter um grande conhecimento em física oumatemática. Se você for fazer apenas como hobby, diversão, basta terconhecimento básico dessas ciências”, diz o pesquisador.