Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Um pedaço do Nordeste no Cerrado

Por Natalia Aquino

Inaugurada em 1986, a Casa do Cantador foi criada para ser sede de incentivo à cultura repentista no Distrito Federal. A Casa fica localizada em Ceilândia. Nada mais propício, já que a cidade é considerada o local mais nordestino do Distrito Federal. O lugar é palco de manifestações culturais, unindo música a literatura de cordel.




Foto: Natalia Aquino
“A Casa do Cantador é um espaço que foi destinado à comunidade nordestina e a todas as pessoas do Distrito Federal, com o propósito de levar música, dança e teatro à comunidade com especificidades nordestinas, mas abrindo, também, espaço para outras categorias”, explica o diretor da instituição, Francisco de Assis. Chico também é membro da Secretaria de Cultura e cantor repentista.

Eventos culturais acontecem a todo momento na Casa do Cantador. Como a Sexta do Repente, em que a plateia é que pede a música que desejar; os Festivais Regionais e os Festivais Nacionais. Nas grandes festas, o local fica lotado. “A Casa do Cantador é o maior espaço cultural ativo público que existe em Ceilândia. Os eventos sempre chegam a ter de 500 a 1,5 mil pessoas. Quando há um grande festival chega a ter 2 mil pessoas facilmente”, afirma o repentista João Santana.



"Falar em riqueza e cor é um grande orgulho seu, morra eu e morra o rico, enterre o rico e eu que depois ninguém separa o pó do rico do meu."
(Domingos Fonseca)



O repentista João Santana, descendente de piauienses, faz dupla com Chico de Assis na música nordestina. “O dom da poesia aflorou em mim e a Casa do Cantador foi o local onde a minha vocação foi descoberta”, conta o repentista.

Patrimônio não-preservado
O projeto arquitetônico da Casa do Cantador é de Oscar Niemeyer. Curiosamente, esse é o único projeto do grande arquiteto fora do Plano Piloto.

Mesmo sendo patrimônio histórico, a Casa não tem sido bem conservada. A infraestrutura do local necessita de melhorias. As paredes estão visivelmente descascadas, o chão está gasto, o teto tem muitos buracos.

O diretor da Casa do Cantador, Chico de Assis, garante que os investimentos provindos da Secretaria de Cultura já estão previstos no Diário Oficial da União desde agosto de 2011. O pedido havia sido feito em maio do mesmo ano. As reformas, enfim, vão sair do papel no início de 2012.

“O recurso de 1 milhão de reais está garantido. O processo já foi para a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil] para fazer a licitação e, provavelmente, as obras se iniciarão em dezembro deste ano para até março de 2012 entregarmos a casa novinha à comunidade”, explica o diretor. As verbas serão destinadas para a obra de um museu chamado “O Repente do Cordel”, para uma biblioteca, uma sala de ensaio e um estúdio.

A Casa do Cantador fica na QNN 32, Área Especial, Ceilândia Sul. Para mais informações de eventos culturais ligue (61) 3901-1298.