Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Obras da nova feira de Sobradinho estão paradas há dois anos e sete meses

Feirantes reclamam da falta de infraestrutura do local improvisado em que a feira está funcionando
Por Aline Carvalho

A realidade da feira desanima os feirantes
(Foto: Aline Carvalho)
A previsão era de que R$ 4,7 milhões de reais fossem gastos na construção da Nova Feira de Sobradinho.  Em março de 2009, o ex-governador José Roberto Arruda chegou a assinar uma ordem de serviço para dar inícios às obras. Mas, dois anos e sete meses depois, os feirantes continuam esperando as novas instalações: a obra está parada.

A ideia era de que os feirantes ficassem em um local improvisado durante oito meses, tempo previsto para a duração da obra.  A promessa era de uma nova estrutura, com banheiros químicos e segurança. 

A realidade do dia-a-dia dos feirantes é bem diferente da prometida. “Tem de tudo aqui. Mau cheiro,falta segurança, a energia parece mais uma ‘gambiarra’. As barracas não tem sustentação”, diz a feirante Mara Sanches, 42 anos.

O feirante Edvaldo Raimundo, 56 anos, trabalha na feira há dez. Para ele, as condições do local em que a feira está funcionando provisoriamente prejudicam as vendas. “A feira não atrai mais tanto a clientela que procurava por preços baixos. O local é desconfortável, os banheiros nem se fala. Dá pra sentir no bolso que o negócio não tá bem”.

Os consumidores passam por locais improvisados
para entrar na feira (Foto: Aline Carvalho)
Não é só para os feirantes que a situação está ruim. A precariedade das instalações do local improvisado afasta os consumidores. “A gente vem na feira para comprar barato. Compro de roupas a frutas. Está sem condições. Não tem banheiro, nem nada. Não temos nem vontade de comprar aqui”, reclama a dona de casa Lindonias Gorete, 49 anos.

Com as chuvas, o problema do local fica ainda pior. É o que conta o vendedor de grãos Raimundo Nonato, 60 anos. “Quando chove, perdemos mercadoria. É um corre-corre de louco. Fica tudo molhado, e as pessoas não vêm comprar. Tem gente que chama de goteira. Mas, pra mim, é buraco”, reclama.

O estudante Arthur Carlos Aguiar, 19 anos,  diz que antes comprava camisetas e acessórios na feira. Mas que, com as chuvas, a situação ficou difícil. “Mesmo que eu pague mais caro, prefiro comprar ali no shopping . Pelo menos não me molho e escolho minhas coisas com mais comodidade”. O estudante refere-se a um dos shoppings da cidade que fica localizado bem ao lado da feira improvisada. A cozinheira Rosineide Silva, que possui uma barraca de comida caseira, reclama. “É claro que o pessoal vai para o shopping. Quem não quer fazer uma refeição com tranqüilidade?”

O feirante Dedé da Cruz, 65 anos, não perde a esperança de trabalhar no novo local. “A gente tem que ter esperança, né? Tem anos que trabalhamos duro aqui nessa feira. Merecemos esse presente”.

A nova administradora da cidade, Maria América Menezes, prometeu dar continuidade às obras quando entrou no cargo em janeiro deste ano.  A equipe de reportagem do Jornal Esquina entrou em contato com a assessoria da Administração de Sobradinho, mas não obteve resposta.