Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Palestra aborda preconceito racial e silenciamento em relação à cultura afro-brasileira

Por Rodolfo Rodrigues e Sussane Martins


Cultura e a história afro-brasileira na educação básica foi o tema abordado em palestra realizada na noite de terça-feira durante o IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, promovido pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Ministrado por professores da instituição, o evento reuniu acadêmicos para uma abordagem e reflexão de questões raciais em âmbito geral.

Desafio
“Uma das grandes bandeiras de luta hoje é eliminar de vez o racimo no país. Mudar a perspectiva para que a população negra passe a ter acesso às políticas publicas nesse país é um grande desafio. A gente lê Shakespeare,mas que artista africano a gente lê?” diz a professora Joelma.

Segundo o professor Salatiel Ribeiro, "em um país majoritariamente negro, o silenciamento, o apagamento e a invisibilidade são características presentes na história e cultura afro-brasileiras. Os nossos heróis não aparecem na televisão, as nossas referências não aparecem na televisão. O racismo brasileiro é desumanizador, perverso”, afirmou.












Ouça o podcast (Por Marcela Picanço)