Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Aviõezinhos ganham o céu de Brasília

por Maria Fernanda Nalon

Brasília conta com espaços amplos e, há quem diga, céu inspirador. O aeromodelismo encontra caminhos para ser praticado e pode ser considerado uma nova opção de lazer na cidade. O esporte envolve várias atividades, desde a construção dos modelos (aviões e helicópteros), em escala reduzida, até o voo. A categoria mais conhecida e praticada em Brasília ocorre por "rádio controlado" (RC). Considerado caro e apaixonante, certo mesmo é que cada dia surgem novos "pilotos" apaixonados e com os pés no chão. Para se ter uma ideia, os praticantes enchem o peito para falar que a maior pista para essa prática fica em Brasília.


Os aeromodelistas se encontram, geralmente, nos finais de semana, na "famosa" pista, na Asa Sul. O espaço exclusivo para aeromodelos tem nada menos do que 350 metros de extensão por 14 metros de largura, além de três pistas exclusivas para (mini) helicópteros.

Segundo a Confederação Brasileira de Aeromodelismo, antes de entrar em uma loja especializada e comprar o avião "mais bonito", é recomendado que o iniciante pesquise antes e, na hora de realizar a compra, opte por um modelo de asa fixa.

Para poder voar, é preciso ser um associado da Associação Brasiliense de Aeromodelismo. Segundo o responsável pela entidade, Rafael Silveira, a associação tem cerca de 350 sócios, sendo um dos maiores clubes do Brasil e um dos mais antigos. "A associação surgiu da necessidade de se estabelecer um local próprio para esta atividade, de forma segura e confortável para seus membros".

Não é impossível aprender a operar o aparelho sozinho, mas é mais recomendado procurar um instrutor. Assim, há mais chances de voltar com o modelo inteiro para casa e reduzir as horas de aprendizado. Além de ensinar, o instrutor promete dar dicas de como conferir se o modelo está seguro para voar.

O aeromodelismo serve, juram os praticantes, como um antídoto para o estresse do dia a dia. Para Renato Moura, que pratica o esporte há 15 anos, é uma forma fugir dos problemas, "Quando está só você e o rádio, se esquece do mundo.  Ficam apenas você e o controle do avião. Ai a gente relaxa e desestressa tira a tensão do dia a dia".

SERVIÇO

Para quem quiser conhecera pista fica no final da L2 Sul. O clube de aeromodelismo fica a 7 km do centro de Brasília e a 3 km do Aeroporto Juscelino Kubitschek e é aberto de quarta a sexta a partir das 14h e sábado e domingo a partir das 6h da manhã.