Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

“A invisibilidade pesa sobre as mulheres negras”, destaca palestrante em congresso

Por Rafael Lopes e Karen Fontenele 

“O que nós (mulheres) queremos é o fim da opressão. A invisibilidade pesa sobre as mulheres e o conceito geral é que não temos perfil intelectual” afirmou a professora Joelma Rodrigues em palestra realizada nesta quinta, dia 6, no IX Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. A pesquisadora foi a primeira mulher negra a defender uma tese de doutorado na Universidade de Brasília (UNB).

A palestrante defendeu o protagonismo das mulheres negras na formação da sociedade brasileira e lembrou como nasceram os movimentos. “As feministas dos anos 50 e 60eram raivosas e faziam um movimento reformista. A mídia adorava” disse. Para ela,esses movimentos tiveram uma motivação clara. “Vivíamos e vivemos em uma sociedade patriarcal, sexista, machista e racista”, advertiu.

Imigrantes - Outro tema de destaque comparou as formas de migração de diferentes etnias para o Brasil. Mesmo considerando que ocorreram em períodos diferentes, segundo Joelma, fica evidente a diferença no tratamento dado a determinados grupos, mesmo os que vieram para trabalhar na lavoura. “A diferença entre os imigrantes do Brasil e os negros estava no passaporte e na bagagem” ressalta.