Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

"É importante diplomar a população", afirma professor de ciência contábeis

Por Gabriela Lapa
4º semestre de Jornalismo


“Avaliação da educação superior no Brasil”. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo professor de Ciências Contábeis, Alberto Arruda. O palestrante ressaltou a importância de uma educação básica e superior de qualidade.
"Tornar a população ´diplomada´ é essencial para formar cidadãos decentes”, afirmou. De forma descontraída, Alberto Arruda explicou como funcionam os sistemas que avaliam o desempenho dos alunos de cada universidade.
O ENADE (Exame nacional de desempenho de estudantes) ocorre anualmente e contribui com a universidade e o aluno. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o SINAES, reúne informações do ENADE e utiliza para orientar as instituições de ensino superior para embasar políticas públicas.









Sobre o papel das instituições de ensino superior, o palestrante definiu como um “estímulo ao pensamento crítico”. A participação dapopulação em pesquisas científicas é essencial para promover o conhecimento cultural, definiu o professor Alberto.