Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Empreendimento sustentável prevê critérios além da ecologia

Por Juliana Bergmann


Para um empreendimento ser considerado sustentável, ele deve ser ecologicamente correto, ter uma economia viável, ser culturalmente aceito e sociologicamente justo, disse a professora do curso de Engenharia Civil do UniCEUB, Marusca Tatiana. A palestra sobre Sustentabilidade na construção nesta quarta-feira, 5, no Bloco 8 da faculdade, contou ainda com a participação da ex-aluna de Engenharia Civil Marcela Fialho.

Marusca acrescentou como é importante o aproveitamento das condições naturais do terreno quando se pensa em projetos, da política adequada quanto à geração de resíduos, da redução dos consumos energéticos e do uso das novas tecnologias, desde que se tenha cuidado com o custo. ”Quando todo mundo começar a usar, o preço vai baixar”, disse.

Iniciativa - A ex-aluna do UniCEUB Marcela Fialho foi chamada para falar sobre o projeto que criou, chamado Casa Eficiente. Ela contou, então, sobre as medidas que devem ser adotadas para o seu plano de construção, como telhas ecológicas (com uso de vegetação), reaproveitamento das águas pluviais, cinzas e negras, energia solar, iluminação e ventilação natural, entre outros. A Casa Eficiente deve ser construída no Bloco 11, no UniCEUB. “As pessoas não tomam cuidado com a ecologia. Devemos rever esses conceitos. O Brasil é um país com muitos recursos culturais”, finalizou.