Doulas ajudam mulheres na hora do parto
Por Ilza Gonçalves
Com o aumento da procura de gestantes que querem fazer o parto humanizado, surge uma nova profissional no mercado, a doula. A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
Anos atrás as gestantes eram acompanhadas por parteiras, por suas mães e avós, ou por vizinhas mais experientes, geralmente mulheres que já haviam passado pelo processo antes. Hoje com uma vida atribulada, cheia de tarefas, alguma mulheres não têm este suporte, e devem recorrer a estas profissinais, que as auxiliam antes, durante e depois do parto.
Débora Amorim é doula há três anos, seu trabalho antes do parto é orientar o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. “Explico os procedimentos comuns e ajudo a mulher a se preparar, física e emocionalmente para o parto, das mais variadas formas.” Durante o parto Débora funciona como uma interface entre a equipe de atendimento e o casal. “Explico os complicados termos médicos e os procedimentos hospitalares e atenuo a eventual frieza da equipe de atendimento num dos momentos mais vulneráveis da vida da parturiente”. A doula ajuda a gestante a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto, mostra formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens e relaxamento. Débora também destaca o papel fundamental das doulas após o parto. “Faço visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê”.
A vontade de Débora é de levar informação para todas da mães. “O meu desejo é que todas as mulheres do mundo tenham acesso às informações que tenho, e puderem se sentir mais seguras e donas do processo durante o trabalho de parto” comenta.