Com mais de 100 mil títulos, Musimed encanta clientes
Livraria Musimed (Dyelle Menezes/Esquina) |
Estantes lotadas de partituras mostram a especialidade da livraria. Livros sobre métodos e instrumentos musicais completarem o ambiente. Para orquestras, instrumentos de corda, sopro, gaita, piano e violão, há partituras para todos os gostos. Vinte e duas edições das sinfonias de Beethoven, nas quais a diferença está em algum movimento de fechamento ou nota que será feito pelo maestro. Além da seção especial de óperas, com raridades, como Richard Wagner - um dos maiores maestros alemães - datadas de 1910.
“A melhor livraria musical do Brasil e da América Latina”, o título não é oficial, foi dado por clientes fiéis, impressionados com o acervo da MusiMed. Criada em 1982, a livraria possui cerca de 100 mil títulos. A clientela é fiel e especializada.
Pelo menos duas vezes ao ano, Dorgival Soares de Souza deixa a rotina do Juiz de Direito da 13ª Vara Civil de Recife para visitar a livraria. Existe material musical que só encontro aqui. É uma das melhores livrarias do universo. O ambiente, música, instrumentos, vendedores como Jobson e o proprietário que é grande entendedor. A MusiMed é o caminho para evolução musical”.
O maestro Wander de Oliveira, assíduo desde os primeiros anos da livraria, garante sempre ter encontrado tudo o que queria na livraria. “O acervo é grande e mesmo o que não tem por lá, ele consegue em outros lugares do mundo. Hoje achamos partituras em sites, é só baixar. Mas o Bohumil tem as melhores edições. A atualização da loja também é impressionante, sem contar que podemos experimentar as partituras nos instrumentos ali mesmo, na hora”.
O dono, o tcheco Bohumil Med, é a alma do lugar, e não esconde a satisfação com o trabalho. “Nós temos títulos em todas as línguas. Somos procurados por clientes da Argentina, México, Alemanha, França, do mundo inteiro. Exportamos para vários países”, disse sem titubear.
Além das inúmeras estantes no primeiro andar da livraria, existe no subsolo da MusiMed outro acervo, onde ficam guardadas partituras com mais de 20 exemplares e as que possuem apenas um. Mas só o espaço na 505 sul não é suficiente para tanta música, Bohumil possui um galpão de 400m², em Valparaíso, com edições entre 500 e 1000 exemplares.
Para Jobson Vieira, vendedor da livraria desde 1997, a satisfação de estar no local há tanto tempo sempre foi poder proporcionar alegria a músicos, alunos ou apenas admiradores de música, ao encontrarem o objeto de desejos e anseios. “Já vi histórias de clientes que andaram o mundo inteiro e só encontraram o que queriam com a gente. Nada compensa mais do que isso, ver a alegria das pessoas com o que temos aqui”, afirmou.
Parte do acervo já está disponível para venda no site www.livrariamusimed.com.br. Os preços das partituras variam de R$3,00 a R$700,00. Dorgival não tem dúvidas: “vale a pena!”.