O crudicismo alega poder curar doenças por meio de seleção de alimentos crus
Marina Brunale
O guru do movimento crudicista no Brasil, afirma que já chegou a curar doenças como diabetes, câncer, enxaquecas entre outras apenas com a dieta de alimentos crus. “Não é milagre, o corpo sabe o que quer e quando não recebe por muito tempo, adoece”, explica. Segundo ele, a alimentação industrializada é a causa dessas doenças modernas.
“Você pode comer o que quiser, eu por exemplo como chocolate cru orgânico no café da manhã todos os dias” explica. Braga conta que o cacau é uma das castanhas mais nutritivas e nunca está fora de época. “O problema é que eles pegam um elemento perfeito de alimentação como o cacau, processam pesadamente, adicionam químicos, antibióticos, pesticidas, modificam geneticamente, artificializam o sabor, cozinham, matam os nutrientes e vendem”.
Segundo Braga, quando se come bem, o corpo não sente fome nem necessidade de comer pois está bem nutrido, “hoje em dia, esquecemos que precisamos comer para nos nutrir, e não para qualquer outra coisa”. Sendo assim, segundo o nutricionista, as comidas naturais e cruas valem mais nutricionalmente.
Segundo ele, o movimento é uma filosofia de vida, “significa estar em harmonia com a natureza, aproveitar tudo o que ela tem a oferecer sem destruí-la, começando pelo que comemos”.
Independente das críticas, o crudicismo tem encantado cada vez mais pessoas em busca de bem-estar, purificação do corpo, longevidade e de uma vida mais cheia de energia. Entre os seguidores estão também algumas estrelas de Hollywood, como Demi Moore e Robin Williams.