UniCEUB/Brasília inicia série semifinal do NBB contra o Pinheiros. Equipe candanga busca a vaga na decisão pelo terceiro ano seguido.
UniCEUB/Brasília junta forças para passar pelo Pinheiros em busca de mais uma final (Brito Júnior/Divulgação) |
Por Felipe Igreja
O UniCEUB/Brasília e o Pinheiros iniciam a série semifinal do NBB nesta sexta-feira (6), às 21h, no Ginásio da Asceb. Atual campeão, o time Candango tenta pelo terceiro ano seguido chegar à decisão do torneio nacional, enquanto o clube paulista luta pela sua primeira final. A outra vaga será disputada por Franca e Flamengo, que também iniciam a outra semifinal nesta sexta-feira, às 21h, no Rio de Janeiro.
Sem a vantagem de decidir a série em casa, caso o duelo avance até o quinto jogo, o time de Brasília entra em quadra mais cauteloso. O ala/pivô Guilherme Giovannoni acredita que uma vitória logo nesta primeira partida, com a presença dos torcedores, será essencial para que o clube candango chegue até a final.
"Espero contar com apoio do público brasiliense, como foi na série de quartas de final, contra o Uberlândia. Isso será importante, já que esta série tende a ser muito difícil e precisamos fazer a lição de casa", comenta Giovannoni, cestinha da equipe na disputa contra o Uberlândia, com média de 19,8 pontos por jogo.
Como terminou a primeira fase na segunda colocação, à frente do UniCEUB/Brasília (3º), o Pinheiros conta com a vantagem no mando de quadra para vencer a disputa contra os atuais campeões. O pivô Olivinha se mostra confiante com o desempenho da equipe paulistana nas últimas partidas do NBB.
"Espero uma série difícil. Com certeza o ginásio estará lotado e vai ser um caldeirão. A pressão vai estar grande, mas o nosso time está pronto para isso. Estamos motivados, pois sabemos que esse é um momento especial para o clube", avalia Olivinha.
Retrospecto
Na fase de classificação, esses dois time se enfrentam em duas oportunidades, com uma vitória para cada lado. No primeiro turno, atuando em São Paulo, o Pinheiros levou a melhor e venceu por 77 a 66. Já no returno, em partida disputada no Ginásio da Asceb, a vantagem foi dos brasilienses, que venceram apertado, por 78 a 76.