O esporte se livra do rótulo de violento e ganha adeptos entre adolescentes e mulheres. O clube Brasília Rugby é pioneiro na capital federal.
Um esporte democrático, aberto a qualquer jogador, mas que não alcançou o sucesso do futebol no Brasil. O rugby nasceu na Inglaterra na mesma época em que a paixão nacional e se assemelha ao futebol americano. Mas, só agora, começa a chamar a atenção nos gramados do País.
Na capital federal, a equipe do Brasília Rugby, clube fundador do esporte na cidade, comemora 10 anos e começa a atravessar uma nova fase. “O rugby está vivenciando um crescimento muito forte, não só no Brasil, mas também aqui em Brasília. No nosso time, tivemos um aumento grande do número de atletas e estamos com expectativas de, em breve, lançar dois ou três times novos dentro do nosso clube”, destaca Raphael Rizzo, presidente do Brasília Rugby.
Mulheres também praticam o esporte na capital federal (Divulgação) |
“Gosto muito do rugby porque é um esporte social. Tem lugar para quem está um pouquinho gordinho, para os magrelos, para todo biotipo. E todos são muito bem-vindos”, declara Bianca Ferreira, jogadora do clube Brasília Rugby.
Os treinos do clube ocorrem três vezes por semana, direcionados para os diferentes públicos. Nas terças, às 19h, o exercício é especifico para novatos e adolescente, em campos de futebol na saída para o Sudoeste. Na quinta-feira, às 21h, os adultos mais experientes se reúnem nos mesmos gramados.
Aos sábados, mulheres e adolescentes encontram-se no campo localizado dentro do Hospital Regional.