Esporte reúne amadores e campeões internacionais numa mesma competição
Por Caroline Rosito
5ª Maratona Brasília de Revezamento (Antonio Cruz/ABr) |
Para quem quer emagrecer, adquirir condicionamento físico, manter a boa forma ou simplesmente sair da rotina, a corrida de rua é o esporte indicado. Conhecida também como pedestrianismo, a modalidade é a que mais cresce no Brasil. Pesquisa divulgada pela Federação de Atletismo do Distrito Federal (FAT-DF) revela que a corrida de rua é o segundo esporte mais praticado no país. Perde apenas para o futebol.
Em Brasília, esses números também chamam a atenção. Segundo o diretor da FAT-DF, Ronei Danilo dos Santos, este ano já estão programadas 45 competições oficiais na capital. Uma média de quase quatro corridas por mês. “O aumento gradativo dessa modalidade está associado a fatores como criação de assessorias esportivas, participação das academias e valor agregado oferecido pelos organizadores”, diz.
A corrida de rua também está ligada à questão do bem-estar e ao aumento da qualidade de vida. “A preocupação com a saúde tem levado muitas pessoas a começarem a correr e, consequentemente, a participarem das competições. Percebe-se também que muitos atletas iniciam os treinamentos por incentivo de amigos ou por fazer parte de um grupo de corredores”, explica Ronei.
O técnico em agronegócio Cassio, 45 anos, corre há dez e desde o início participa das principais competições no DF e em outros estados. “É um investimento válido. Além de cuidar da saúde, você cria vínculos de amizades muito legais, pois todos estão sempre juntos nas competições”. Para ele, a corrida também ajuda a aliviar o estresse do dia a dia. “Quando estou correndo, eu esqueço os problemas”, revela.
Além de se um esporte simples de se praticar, a corrida de rua também é democrática. Em uma mesma competição é capaz de reunir atletas amadores e até campeões nacionais e internacionais. No último dia 21 de abril, o maratonista e campeão da São Silvestre (2006) e dos Jogos Panamericanos (2007), Franck Caldeira, participou da 5ª edição da Maratona Brasília de Revezamento, que comemorou o aniversário da cidade.
Durante o evento Franck falou sobre a importância do desenvolvimento do esporte. “Brasília está de parabéns por incentivar e promover as corridas, que traz para as ruas saúde, bem-estar e integração entre os atletas amadores e profissionais.”
Cuidados na hora de correr
Para quem nunca praticou o esporte é preciso tomar alguns cuidados antes de sair correndo. Segundo o professor de Educação Física e organizador de eventos esportivos Antônio Júnior, o atleta necessita ter o acompanhamento de um profissional. “É preciso fazer exames médicos e de resistência física, para identificar qualquer tipo de problema. Não havendo nenhuma contraindicação, o profissional poderá orientar o treinamento mais adequado para cada pessoa”.
Antônio Junior também alerta para os cuidados durante a prática do exercício. “É importante beber bastante água e estar vestido com uma roupa adequada, como camisetas e shorts largos, boné e tênis”.
A estrutura dos eventos também incentiva os corredores. A cada competição, os organizares montam tendas para distribuir lanches, água e oferecer atendimento de primeiros socorros. Antônio Júnior explica que o preço da inscrição varia de acordo com cada evento. “A inscrição dá direito ao participante receber o “kitatleta” composto por camiseta, boné e mochila, além de garantir a qualidade e segurança durante a competição”, informa.