Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

"A baiana tem tempero, sorriso e remelexo no corpo"

Em tempos nos quais debates sobre questões sociais são despertados em hashtags nas redes sociais, relembrar importantes agentes da cultura brasileira se faz necessário


A discussão gerada após o recente caso do jogador Daniel Alves, com o movimento de redes sociais #SomosTodosMacacos ascendeu uma indignação não contra o foco da manifestação, mas contra os “manifestantes”. Como ocorrido com os últimos movimentos online, o que poderia ter se tornado um debate proveitoso, caiu na banalização e no desejo exacerbado e ególatra do usuário em se mostrar politizado para seu próprio ciclo social. Exalou preconceito disfarçado de engajamento social.

São discursos que suprimem o real valor da mistura de raças que construiu a identidade cultural do país. Curiosamente, as verdadeiras pessoas que lutam diariamente contra o preconceito que sofrem e as diversas consequências que isso imprime em suas vidas, não repercutiram esses movimentos. É o caso da luta individual em um país que forja a imagem de igualdade e harmonia entre sua população “festeira e eternamente alegre”.

Um desses personagens surgidos em guetos que conquistaram seu espaço com o suor do próprio trabalho se encontra na Bahia. De família pobre, vinda do subúrbio de Salvador, mulher e negra, foi vendendo marmitas enquanto trabalhava em casa de família que encontrou o próprio dom para ganhar a vida. Seu nome: Aldaci dos Santos. A Dadá da Bahia.
          
Simpatia, sabores e identidade

Dadá em sua última vinda a Brasília, no evento CasaPark Gourmet, em 2013. Foto: Alan Santos/ Divulgação

Em artigo sobre identidades culturais (leia aqui), o escritor Osvaldo Orico definiu culinária como sendo um “misto de etnologia, história, sociologia, folclore, pesquisa social, cruzamento de caminhos na perseguição de um fim”. Ou seja, a define como cultura. E foi apostando nas habilidades com os temperos que Dadá se construiu como uma referência em sabor no Brasil. O significado que carrega em seu sorriso largo, de mulher baiana e batalhadora, atravessa as barreiras impostas e unifica gostos e comportamentos em valorização à própria história de vida.

“Todo dia eu digo: não é só o tempero. É a Dadá em si. Eu acho que o grande feitiço da comida da Dadá é a Dadá. O povo vai em Dadá pra me ver. Quando eu estou lá, às vezes eu nem entro na cozinha, mas eles dizem que a comida está transformada”, declara. Com 50 anos e metade disso dedicados ao trabalho, conforme diz em entrevista ao programa Memória da Bahia, do grupo A Tarde, a baiana traz em si a base sólida da cultura negra que é parte importante e fundamental da identidade cultural brasileira.

- Você não tem noção do quanto isso mexe comigo. Eu pedi a Deus para crescer de tamanho. Cresci de tamanho, de nível, de história de vida... Eu cresci de tudo! Então pra mim é um sonho. Sempre é um sonho que eu digo que nunca acaba. [...] Eu ando em todo lugar do mundo, mas quando chego do avião e abre a porta, eu vejo aquela escada, é como se eu estivesse fazendo uma limpeza de corpo. Aquele vento, aquela brisa… É como se eu fosse sacudida de axé, de luz. A Bahia pra mim é um lugar iluminado.

Os dois restaurantes (Sorriso e Tempero da Dadá, amos em Salvador) e a carreira consolidada não mudaram os hábitos da quituteira. “Continuo cozinhando, indo à feira de São Joaquim, carregando saco de peixe no corpo. A mesma coisa. Eu não mudei nada! Continuo a mesma Dadá de 30 anos atrás. Coloco o saco na cabeça, não tenho vergonha. Se tiver que lavar um vaso sanitário, eu lavo. E eu quero morrer assim”, dispara.
Foto: Alan Santos/ Divulgação

Assim é Dadá, uma importante expoente da cultura brasileira baseada na história negra do país. Veio de baixo, do gueto. Precisou lutar pela própria vida e contra todos os empecilhos que essa a impôs por ter vindo ao mundo em um país racista e historicamente segregado. Assim como os personagens do esporte, da dança e da literatura, é uma personalidade que deve ser sempre lembrada e reconhecida. E é com uma gargalhada contagiante que a mais famosa cozinheira baiana resume a si e a mulher entoada nos versos de Dorival Caymmi com um plurissignificado sutil sempre presente em suas palavras: “A baiana tem tempero, amor, sorriso e remelexo no corpo”.

Por Pedro Lins