Postagem em destaque

Nova plataforma!

Prezadas leitoras, prezados leitores, estamos com uma nova plataforma de conteúdo, lançada em junho de 2017. As reportagens são produtos tr...

Yayoi Kusama e sua Obsessão Infinita se despedem de Brasília e seguem para São Paulo

A exposição ficou em cartaz por um mês e meio e contou com a visita de quase meio milhão de pessoas

Exposição no CCBB, em Brasília - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Encerrou neste domingo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) a exposição “Obsessão Infinita”, de Yayoi Kusama. A artista japonesa de 84 anos é expoente da cultura pop japonesa, e conquistou o cenário mundial contemporâneo com suas pinturas, desenhos, esculturas e performances multimídias ao longo de seis décadas de carreira.

A mostra, produzida pelo Instituto Tomie Ohtake, com curadoria de Philip Larratt-Smith e Frances Morris, é uma retrospectiva das obras da autora, e esteve em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) desde o dia 19 de fevereiro. Durante esse tempo, recebeu visitação recorde: foram 470.243 visitantes (e mais de 2.452.500 bolinhas grudadas na Obliteration Room), superando proporcionalmente os números da exposição do Rio de Janeiro: 750 mil visitantes em pouco mais de três meses de exibição.


Focos de luz em formato de bolas, assinatura da artista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
As obras da artista estavam dispostas num local coberto de espelhos, em que diversos focos de luz refletiam pelo espaço. Características como essa e a interação disponibilizada ao público foram fatores para que o público se identificasse ainda mais com a mostra, o que explica o volume de visitação. O sucesso foi não ficou por aí. Fotos e vídeos foram espalhados pelos visitantes em diversas redes sociais.



Yayoi Kusama, na sala dos espelhos infinitos
Foto: Divulgação
Kusama nasceu em Matsumoto, no Japão, em 1929. A artista ficou conhecida em 1950, com a renomada série Infinity Net (Rede Infinita), que é composta por obras com repetição obsessiva de pequenos arcos pintados. Yayoi sofre de transtornos psicológicos e vive voluntariamente numa clínica psiquiátrica. Para ela, a arte que produz é expressão de sua própria vida, principalmente da doença mental que tem (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Ela conta que as alucinações e imagens que a atormentam são traduzidas por todo seu trabalho. Ela explica que cria peças mesmo quando não vê alucinações.

Coleção Infinitely Kusama, parceria entre a artista e
Marc Jacobs, para a Louis Vuitton
A artista também inseriu seu trabalho no mundo da moda. Em 2012, em parceria com o estilista Marc Jacobs, fez a coleção “Infinitely Kusama”, com bolsas, sapatos, acessórios e roupas para a Louis Vuitton, todos com a marca registrada da artista: a repetição do padrão de bolas. Inclusive assim que a assistente executiva Valentina Setúbal tomou conhecimento sobre a artista. Para ela, mostra que o brasiliense tem sede de cultura e está cada vez mais pronto para receber esse tipo de evento. Ela tomou conhecimento da artista com uma peça da coleção da Louis Vuitton, que ganhou de presente. – confira o áudio na íntegra.

A exposição segue para para São Paulo, e estará disponível para visitação a partir de 21 de maio, no Instituto Tomie Ohtake.
---

Quer brincar com o mundo de Yayoi Kusama? Baixe o aplicativo "Louis Vuitton Kusama Studio", onde você pode transformar fotos através de filtros com os padrões da arte de Kusama. (Disponível somente na App Store)










---
Camila Alencastro